19 março, 2007

100 ANOS



Commercio de Villa do Conde.
17-03-1907.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ah , o progresso!
Quem diria , em 1907 , que o combóio levaria apenas uma hora a ligar Porto e Vila do Conde em ... 2007 ?
É certo que então era a locomotiva a vapor , carregada de lenha e de apitos , pesando muitas toneladas e demorando , pasme-se , uma hora para fazer a mesma viagem!
Hoje , felizmente , existem as poderosas máquinas eléctricas do Metro , rápidas e ligeiras , e um percurso de carris novos e lisos ,tudo isto resultado de uns quantos milhões de euros , mendigados em Bruxelas , e genialmente geridos por admnistradores com visão e rigor , pois então .
Ah , o progresso !
Quem se lembra da história portentosa do Patrão Lagoa , que para socorrer as vítimas de um naufrágio , em Matosinhos , se lembrou de transportar o salva vidas da Póvoa até ao local da tragédia ... no combóio ?
Foi um salvamento demorado ?
Nem por isso . Mais de meio século depois , um grupo de pescadores de Vila do Conde morreu trágicamente , junto á costa , porque os sofisticados meios de salvamento de agora levaram a chegar ao local seguramente o dobro do tempo que o heróico Patrão Lagoa demorou para levar o seu salva vidas da Póvoa até Matosinhos .E ainda foi a tempo de salvar gente .