02 fevereiro, 2007

PONTE DE RETORTA


Cliché de António silva (Porto)




(Tem um desenho semelhante à que se construiu em 1821 , entre Azurara e Vila do Conde)

Esta ponte , propriedade da «Companhia Rio Ave» , mas franqueada ao público , foi construída pelo Sr. Eng. Carlos Corte Real , em 1935 , a expensas da mesma Companhia , e é curioso , até , que , quando estava em construção , na mesma altura em que estava a ser construída a actual ponte da Trofa (ponte que substituiu a Ponte Pênsil) , uma ensecadeira desta última (talvez de uns 7 m de comprimento x 3 de largura) veio rio abaixo , e ao embater num dos pegões da ponte da Companhia , destrui-o por completo. Informou-nos o Sr. Eng. Corte Real que , entre 1880 e 1889 , a uns 100 m aproximadamente a montante da mesma ponte , existia outra , enquanto esteve em construção o edifício da Companhia.

Eugénio da Cunha e Freitas, (VILA DO CONDE -HISTÓRIA E PATRIMÓNIO).

-----------------------------------------------------------------------------

NOTA-Em Abril de 1962 , por altura de umas cheias , estava eu e meu avô Arlindo Moreira da Silva ,(Guarda Florestal ) nas traseiras da Estação Aquícola , quando nos alarmamos com o enorme ruído , dos troncos a partirem-se , para de imediato assistirmos ao desmoronamento da ponte (o que levou algum tempo) , e consequente viagem , rio abaixo.

José Cunha.

3 comentários:

Anónimo disse...

Era a tal "ponte de pau"...

Anónimo disse...

Após a sua queda,esta ponte de pau foi substituida durante anos por um barqueiro da Séca do Bacalhau.

Unknown disse...

Olá a todos existem fotos dessa época do barqueiro que passava as pessoas de retorta para o lado da estação aquicola? Obrigada