03 janeiro, 2011

GARAGEM FÉLIX.

Esta foto pertence a João Amaral, e nela se pode ver a casa de seus avós à esquerda, onde ele viveu durante muitos anos, e a casa da direita é onde mora o Sr. José Félix, e onde, pelo menos de 1946 a 1958 existia a Garagem Félix, pois foi no decorrer deste último ano que foram inauguradas as actuais instalações.
Ainda recordo estas instalações, e reparem na "bomba de gasolina" da SACOR, ainda, e no pormenor do globo de vidro em cima.

5 comentários:

Anónimo disse...

Nesta primeira casa, década após década, funcionou a Tipografia Minerva, na qual, ainda menino, trabalhei de tipógrafo, no jornal Renovação. Hoje de saudosa memória...
Como nesse tempo ainda não havia Bancos em Vila do Conde, era nesta casa que funcionava o chamado Correspondente Bancário da vila. Isto para além de agente de Companhias de Seguros como a Mundial, a Lutuosa de Portugal, etc.
O João Amaral era então uma criança, que, por vezes, lá estava a «ajudar» a desarrumar os papeis da sua bondosa tia Marcelina, que no burgo todos carinhosamente conheciam como a menina Néné do Amaral.

Nos referidos anos quarenta, na casa ao lado, abriria a então chamada garagem CARLOS & FÉLIX,
numa sociedade formada pelos Srs. José Félix e Carlos Barreto.
Provavelmente, numa Sociedade em Comandita, em que um era o sócio trabalhador, e o outro, o sócio capitalista.
Ignoro se hoje esta designação de sociedades ainda existe.
Muito mais haveria que dizer,
mas, infelizmente, tudo será para esquecer...

a) Cereja
.

Anónimo disse...

Foi com muita satisfação que conheci esta fotografia da casa onde nasci e onde nasceu a José Félix e Filhos
,hoje com 52 anos ,fundada por um "capitalista",meu Pai, que começou como talhante no Mercado Municipal
com dinheiro emprestado por lavradores
mais abastados que confiaram na sua honestidadee e qualidades de trabalho que mantem até aos seus actuais 93 anos.Um abraço apara os amigos desta meninice.José OLIVEIRA FÉLIX

José Cunha disse...

Assim se faziam os Homens!

Anónimo disse...

Obviamente, que jamais se pôs em causa a «honestidade e qualidades de trabalho» do nonagenário amigo José Félix, cujo carácter, bem conhecemos de há mais de meio século.
Em termos de contabilidade, é que
numa Sociedade em Comandita, eram
designados por sócio capitalista e sócio trabalhador.
E, se bem me lembro, era o sócio Carlos que trabalhava de fato macaco...

Então, «eras tu uma criança,
que brincavas ao baloiço e ao pião».
(tal como diz a canção)
.
a) Cereja
.

Anónimo disse...

Em relação à fotografia onde refere que se trata de José Nogueira Pinto em 1952 num Ferrari 225 S Vignale não o é, de facto. Esta imagem refere-se a José Nogueira Pinto mas num Ferrari 250 MM que começou a ser produzido em 1953. Sem dúvida, esta fotografia é da sua participação na Boavista em 1954 e está a descer a Circunvalação.
A segunda fotografia é da prova realizada em Setembro de 1952 em Vila do Conde (o último dos três circuitos ali realizados nesse ano). É, de facto, o 340 America que tinha pertencido a Casimiro e penso que se classificou em 3° ou 4° (não consigo confirmar no momento).