03 dezembro, 2010

CAPELA DE SANTA CATARINA

Nas últimas linhas da mensagem anterior, disse-vos que aquela rua que se via do lado direito da foto, e caminhando por escassos metros em estreitos caminhos ou cangostas, se ia encontrar esta Capela, a de Santa Catarina.
Diz Joaquim Pacheco Neves, que é tradição dizer que neste alpendre da capela passava as tardes Antero de Quental, quando o tempo corria de feição, talvez a olhar, nas lonjuras do mar, a ilha distante onde nascera.
Esta capela é bastante antiga, talvez dos fins do século XV, segundo o Dr. Eugénio da Cunha Freitas.
O interior é muito rico, e há um retábulo barroco de estilo português, com uma talha luxuriante e em muito bom estado de conservação.




4 comentários:

Faria Correia disse...

Efectivamente Antero de Quental escreveu, nesta Vila do Conde, os célebres sonetos, conhecidos por "13 sometos de Vila do Comde"
Para os conhecedores, os mesmos foram publicados por ocasião das Celebrações do Centenário da Morte de Antero de Quental, em 1991, em edição conjunta pela Brasília Editora - Comércio de Vila do Conde, num excelente e bem apresentado caderno.

Anónimo disse...

«O interior é muito rico, e há um retábulo barroco de estilo português, com uma talha luxuriante e em muito bom estado de conservação».
Diz-nos o Carioca da Vila, e com razão.

Isto, graças à bolsa, e sobretudo à devoção, que a
D. Rosinha Fuméga tem a Santa Catarina, a qual, ao longo de tantos anos, a expensas suas, tão generosamente vem pugnando pela sua manutenção.
Digo eu.

a) Cereja

-ps: quando morava na Praça Velha, frente à casa de Antéro, ouvia minha mãe dizer que era à sombra deste alpendre que o poeta, por vezes
olhando o mar, meditava e escrevia
alguns dos seus melhores sonetos.

Anónimo disse...

Tal como aconteceu há pouco com as cerimónias da patrona Santa Catarina, hoje, dia de Santa Luzia,
as cerimónias que habitualmente se realizavam nesta capelinha em honra da advogada das doenças dos olhos, realizam-se na nossa Igreja Matriz,
conforme anunciou o Prior de Vila do Conde.
Infelizmente, a há dias referida zeladora, D. Rosinha Fuméga está doente, e a Capela de
Santa Catarina, dizem-nos, não oferecer condições.
Pois é.
Agora, faltará aquilo com que se compra os melões...
.

Anónimo disse...

a) Cereja