01 novembro, 2010

ESCOLA DE RENDAS DE BILROS.

.
RAMALHO ORTIGÃO, foi quem , em primeiro lugar, reclamou a necessidade da «criação de uma escola de desenho pública e gratuita em qualquer destas localidades (Peniche e Vila do Conde) a escola das primeiras letras», escreveu em " AS PRAIAS DE PORTUGAL" , obra publicada em 1876.
..... Perante as várias ameaças á continuidade da arte, a ESCOLA DE RENDAS DE BILROS DE VILA DO CONDE acabou por ser criada em 1919, quarenta e três anos depois da ideia lançada por Ramalho Ortigão. A escola a funcionar no Museu das rendas de Bilros, continua a cativar alunos de todas as idades.
..... A escola foi oficialmente criada em 1919. Anos mais tarde, passou a ser chamada ESCOLA INDUSTRIAL DE RENDEIRAS BALTAZAR DO COUTO, tendo como primeiro director António Pinto Bravo. A partir de 1927, Rui Morais Vaz assume a direcção, ele que ficou conhecido como um entusiasta empenhado na melhoria da qualidade das rendas. Julieta de Castro Estrela ficou na história da escola por ter sido a primeira mestra , ou professora.
Em 1948, reagruparam-se as ofiinas de aprendizagem, dando lugar à Escola de Rendas de Vila do Conde.
..... A escola terá atingido o seu apogeu em 1960, altura em que chegou a ter 153 alunos.
..... A escola tem sido dirigida hereditariamente, desde a sua fundação. A actual professora é neta de Julieta de Castro Estrela que "entregou" o cargo á filha e esta á neta.
..... Uma das rendilheiras mais conhecida do museu é Maria da Guia. Como manda a tradição, começou aos quatro anos e conta já com 54 de experiência. Por isso, tornou-se uma especialista. Desde os seis anos que vem sendo premiada. As rendas de bilros já a levaram a França, Inglaterra, Brasil, República Checa, Holanda, Macau, entre outros. O record de bilros que já utilizou numa peça é de 2.700. Maria da Guia está confiante no futuro das rendas. Além da escola, nota perspectivas de inovação, sem sair da tradição.
.
FONTE - Extratos do publicado no DIÁRIO DO MINHO.

2 comentários:

Anónimo disse...

Na Escola de Rendas de Vila do Conde, uma senhora Poveira e uma menina Vilacondense, aprendendo recentemente, a fazer renda de bilros.
Quem serão?

.

Anónimo disse...

a menina é a joaninha que agora está uma mulher. Filha de gente do Monte.