10 novembro, 2010

..................................Cliché de M. Rocha.
.
«Patrício João e sua Mulher» eram duas figuras que, antigamente, apareciam em algumas das procissões realizadas em Azurara . Vêmo-los aqui representados por estas crianças. Estas mesmas figuras serviram de assunto a algumas comédias que, noutros tempos, aqui se apreciavam durante a festa a Nossa Senhora das Neves.
Antigamente, antes da Igreja Matriz, a festa de Nossa Senhora das Neves era feita na capela.
O pequeno largo fronteiro e os caminhos que conduziam até lá enchiam-se de tendas com quinquilharias, barracas de comidas e bebidas, fornos etc. Depois, para maior comodidade do povo, mudou-se a festa para a Igreja Matriz, onde ainda hoje se reúne grande número de tendas de ourives do Porto, de bazares de sortes, de carros de melancias, etc. Conhece-se também esta festa pelo nome de ROMARIA DOS ANÉIS.
.
Fonte - livro "Azurara" .

2 comentários:

Faria Correia disse...

O Patricio João e sua esposa são figuras representtivas de pessoas, que nos meados do século XV, em virtude de não terem filhos, deram todos os seus bens à Virgem Maria.
Este figurado é pertença da procissão de Nossa Senhora das Neves, e não de qualquer outra.

Faria Correia disse...

Por lapso, esqueceu acrescentar: "e não de qualquer outra, que não fosse relacionada com a Santissima Virgem." Mea culpa.