08 setembro, 2010

RANCHO DO MONTE

Rancho do Monte em 1924, ano em que se estreou a Maria Bica.





............MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES DO VALE.

Maria Bica, como todos a conhecem e ela quer que lhe chamem, a mais antiga de uma família que deu várias gerações de componentes ao Monte. Maria Bica vai dançar este ano no rancho mais antigo que foi possível reconstituir. Mas vamos deixá-la recordar a sua longa vida - a Maria Bica nasceu em 1906 e entrou no Rancho em 1924, com 18 anos ...

- É verdade. Mas tinha eu uns 12 anos lembro-me bem de o Monte ir à praia num carro de bois. Aconteceu que no Largo dos Artistas, - claro que tinha de ser lá - o eixo quebrou e vários de nós tivemos ferimentos ligeiros. Veio acalmar-nos o Dr. António Maria Pereira Júnior que à noite nos convidou para jantar e aí nós cantamos :

Ai, ai, vinho fino e um bom jantar

E nada de desanimar...

Pelas vossas más olhadas

O nosso carro quebrou

Mas o nosso rancho é forte

Que nunca desanimou...

Casei com 22 anos e muito chorei por ter de deixar o Rancho. O meu homem foi sempre o meu par no Rancho e foi-o também na vida. Quando saí, ele continuou a dançar com a minha irmã e eu ia vê-lo aos ensaios com os filhos que nos iam nascendo. Um deles, o Zé que também vai dançar este ano - andou muitos anos pelo Rancho, foi componente e ensaiador. Como vê, os Bicas e o Monte nunca se desligaram. O meu homem, como disse, dançou muitos anos e depois ficou a tocar violão até ao ano em que morreu...

Nessa fotografia ( a que eu assinalei com um círculo vermelho ) eu sou a segunda a contar da esquerda na fila de cima. É a fotografia do Rancho no ano em que comecei, 1924 ... Quando vejo a Sede que temos agora, eu digo que esta foi a maior alegria que eu tive na minha vida. Agradeço a todos e sobretudo ao Carlos Pontes de quem eu gosto como se fosse meu filho ... e penso também no Dr. Antonio José Sousa Pereira que , no dia de lançamento da primeira pedra, me disse:

« - Maria, ainda havemos de dançar aqui na nova Sede. »

Eu dancei no mesmo ano que ele dançou. O par dele era a mãe do Carlos. Recordo-me de ele ter vindo de Coimbra para ensaiar ...

FONTE - Livro o " MONTE " .

OBS : Este livro, bem como outros, mais jornais e diversos postais, foram-me oferecidos pelo senhor Carlos Pontes (Filho).


3 comentários:

Faria Correia disse...

Comparando a fotografia apresentada com a constante na revista, número único, "O MONTE", de 15 de Julho de 1928,verificamos que são exactamente iguais. Logo, ou a indicação no "blogue" está errada ou a do livro errada está. Coisas que sucedem; até por que a da revista é a mesma do ano em que meu falecido pai dançou.

Faria Correia disse...

A foto, da revista citada, é relativa a 1925.

José Cunha disse...

Humberto.
Limitei-me a transcrever exactamente o que está descrito no livro. Talvez as pessoas que o elaboraram, não tivessem sido cuidadosas.
Mais uma vez, obrigado Humberto, pois é sempre bom nos aproximarmos da data em que as fotos são tomadas.