15 setembro, 2010

Esta primeira fotografia, a de cima, leva-me, penso eu, ( olhando para as vestes das senhoras e para a primeira protecção sobre o rio ) , para os anos vinte. É antiga, pensamos nós, e que dizer desta segunda ?
( A PRIMEIRA FOTOGRAFIA DO MUNDO ) - Por volta de 1826.
.
Separam-nos quase duzentos anos, o ano em que vivemos, e o momento em que foi obtida esta fotografia.
Pois foi no ano de 1826, em que Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833) , recobrindo uma placa de estanho com betume branco da Judéia que tinha a propriedade de se endurecer quando atingida pela luz, e expondo uma dessas placas durante cerca de oito horas na sua câmera escura, fabricada pelo óptico parisiense - CHEVALIER -, conseguiu uma imagem do quintal de sua casa.
Sendo considerada pelas autoridades na matéria, como " A PRIMEIRA FOTOGRAFIA PERMANENTE DO MUNDO ".
Foi baptizada por ele, Niépce, como - heliografia - (gravura com luz solar) .


1 comentário:

Rui Amaro disse...

Da segunda foto vê-se duas simpáticas jovens, que devem ser manas ou alunas de alguma instituição colegial, e pelos trajes devem de facto ser dos anos 20 ou 30, e digo isto, porque na carreira nsvsl ds msrgem esquerda do Ave, há um batelão (fragata ou laita como aqui no Norte se chamavam) muito em voga no tráfego entre o Douro e Leixões, e no costeiro nacional, que muitas delas foram construidas ou reconstruidas pelos muito procurados estaleiros Vilacondenses naquelas décadas.
Estimo que o autor do Blogue passe um excelente, embora pequenos periodo de férias.
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro