29 setembro, 2010

PROCISSÃO DO SENHOR DO BONFIM.


Esta procissão, do SENHOR DO BONFIM, que aqui vemos vinda da rua das Hortas (5 de Outubro) e em direcção à ponte, curvava, exactamente aqui, para o Terreiro.
A procissão, saía da Capela do Senhor da Agonia, de cujo zelador era o nosso conterrâneo, " JOÃO POUCA SORTE" .

4 comentários:

Faria Correia disse...

Não querendo entrar em discusão, nem tão pouco em desacordo, e salvo o devido respeito por qualquer indicação que o dono da fotografia possua, as procissões do Senhor do Bonfim não saiam do Capela do Senhor da Agonia, mas sim da Igreija Matriz, que é onde se encontra a imagem e respectivo altar. Quanto ao sr. João, aqui referido, o seu nome de momento não me lembro, mas Pouca Sorte era a alcunha do pai, que ainda conheci, manco, cauteleiro, ex soldado da GNR, casado com a Snra.
Emerenciana (salvo erro), lavadeira. O sr. João foi o ùltimo Juiz da Confraria do Senhor do Bonfim, e o mentor da ùltima procissão. Paz à sua alma, que já está do outrolado, a carpinteirar e tocar trombone, como o fazia na Banda de Vila do Conde. Depois terminaram as procissões do Senhor do Bonfim e, hoje já nem há Confrarias... Veja-se o que aconteceu à do SS. Sacramento.

José Cunha disse...

Talvez o senhor Artur do Bonfim não me tenha dado a correcta informação....talvez!

Faria Correia disse...

O nome da senhora lavadeira era
Hortência, e não o declarado.

Anónimo disse...

Apenas para dar mais uma pequena "dica", acrescentarei que, embora mais novo que o amigo Humberto, também ainda conheci o velho "Pouca
Sorte", patrono da família do mesmo nome, mas antes de ser cocho e não manco, como diz.
Conforme constou na altura, uma perna
teria ficado na estação da CP poveira, devido a uma nefasta influência do deus Baco, quando
tentava apanhar o comboio para a Vila.
Quanto ao seu filho João, durante vários anos organizou a Procissão, com mais ou menos devoção, até que um dia se agoniou, e a procissão nunca mais se realizou.
Seus críticos, deixaram de criticar,
e a Procissão deixou de passar...

a) Cereja
.