27 setembro, 2010

(clique na imagem para a ver aumentada)
==================================================

A TORRE DO MONTEIRO.
Terá sido daqui, certamente, que Carlos Adriano obteve a última fotografia que vos mostrei.
Reparem, está logo atrás da casa do Sub-Mosteiro, e notem que, se um fotógrafo se colocasse a meia altura desta Torre, estaria na perspectiva , (ou ângulo) para tirar a foto.
Já aqui a mostrei, no dia 1 de Junho de 2009 (na janela que podem ver acima, escrevam TORRE DO MONTEIRO, e cliquem na lupa, e assim serão levados para uma página em que verão esta fotografia, mais envelhecida, mas a mesma). Vejam os comentários, será interessante também, pois além do que se escreveu então, nada mais sei acrescentar. Mas esta, se aumentada, é melhor, dado que vemos mais pormenores; reparem que não vemos a passagem por baixo da ponte, e a rua dos Pelames a "bater" na rua das Hortas, é interessante, não acham?
Estas casas na rua dos Pelames (e não Plames, como lá esta escrito), deverão ser muito antigas, talvez anteriores à rua que lhe passa acima, pois, como o nome indica, pelames são tanques ou pias onde se submergiam as peles em água e cal para as macerar e retirar o pêlo, e assim, leva-me a pensar que esses tanques estariam ali próximos, e talvez ao mesmo nível das casas.
Mais uma vez, não tenho a certeza do que vos escrevo, mas fica aqui - em sebenta - o meu parecer.
Posted by Picasa

7 comentários:

Anónimo disse...

Após dez escassos dias de férias, eis que o «Carioca da Vila» regressa ao convívio da família vilacondense.
Com tal ausência, oportunidade perdida em participar no cerimonial da inauguração da "mais moderna ETAR de Portugal",
tal como foi anunciado ao pessoal.

Caso para dizer: FINALMENTE ! . . . (Sec.XXI)

Destaque ainda para o primeiro e gracioso Passeio Turístico ao local, com oportunidade para desfrutar os aromas típicos da região...

(inscrições abertas no Posto de Turismo)

a) Cereja
.

Faria Correia disse...

Caro Zé Cunha.
Espero que essas feriazinhas tenham sido boas e alegres.
Esta fotografia de hoje, com o devido respeito, não deve ser de Carlos Adriano. Talvez, de seuirmão Pedro ou de seu pai.
Não estou em concordância, quanto ao nome de torre do Monteiro, pois essa era em Azurara. Certo?...
Contudo, não sei a razão dada foto.

Faria Correia disse...

Falhou dizer que, também não estou de acordo com ser desta torre, que um dos Adrianos, tenha tirado a outre fotografia. E digo-o pois o enfiamento conduziria a uma focagem mais direccionada ao lado de terra, e não ao lado do norte.
Correcto?...

José Cunha disse...

Humberto, vai ler o que escrevi a 1 de 2009 !

José Cunha disse...

Em Junho Humberto,....em Junho!

Faria Correia disse...

Caro Zé Cunha. As fotos dos postais exibindo a "torre do monteiro", dão uma imagem completamente diferente desta torre, que estamos agora a conversar. Se a da Azurare era de ferro ou de madeira, não discuto, embora pela imagem me pareça ser de madeira. Mas que era diferente no aspecto e no formato, lá isso era, sem reticencias nem agravo.
Cumprimentos bloggists.

José Cunha disse...

O que eu penso a esse respeito, é que só parte da "torre" terá ido para Azurara, mas aguardemos, talvez um dia descubra um qualquer artigo, num qualquer jornal, que sobre este assunto, melhor nos elucide.