16 abril, 2010

IMAGEM PEREGRINA.





Já reconheceram o local. Sim, trata-se realmente do jardim da Av. Júlio Graça, e junto ao coreto.
Vê-se também que se trata de uma missa campal, coisa rara em Vila do Conde.
Bom.... vou vos contar a história destas fotografias:
Trata-se de uma missa campal, realizada por altura da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. As duas primeiras fotografias , tal como as identifiquei, foram tiradas por Carlos Adriano, e a terceira por José Cunha (meu pai). Mas, mais interessante, é saber que estaremos no ano de 1940 ou1941, tendo então meu pai a idade de 14 anos. Mas, não será de admirar, pois já aqui vos relatei, que por vezes meu pai acompanhava o t´i Carlos nas suas saídas, indicando-lhe até as condições atmosféricas ( sol, nuvens,etc.).
Como nota final, posso acrescentar que estas fotografias, por esses anos estiveram á venda na "Papelaria Adriano", ou se preferirem, e como os mais velhos recordarão "A Zininha".
.
Nota- Reparem no pormenor das pombas na última foto. Os aficionados destas coisas de fotografia, darão , estou certo, um acrescentado valor à fotografia.

2 comentários:

Anónimo disse...

Se a memória não me falha, e penso
que não, por aquilo que o Carioca nos diz, esta Imagem Peregrina teria passado por Vila do Conde, mais do que uma vez.
A última, na década de cinquenta, a que assisti pessoalmente.
Recordo ainda algumas da palavras
de um dos padres, que a propósito
das pombas que vinham no andor, as quais de vez em quando voavam até ao beiral dos telhados, regressando depois ao andor, dizia tratar-se do «milagre das pombas que acompanharam Nossa Senhora na sua visita ao Sul».
Conheço uma outra bela foto de Carlos Adriano, onde, à lupa, identifiquei alguém que me era
querido.

Cereja

José Cunha disse...

"Cereja", tenho mais duas fotografias, que serão de Carlos Adriano, e que mostram mais um aspecto do que teria sido essa missa campal no jardim da Av. Júlio Graça. Não tenho a certeza, pois nas duas fotos que publicarei na próxima quarta-feira, não tenho qualquer referência para que posa afirmar,....mas é o que tenho, e talvez o "Cereja" consiga identificá-las.