12 abril, 2010

A PESCA DO BACALHAU.


Mais um belo texto, colhido por MARIA TERESA DE M. LINO NETTO, junto das nossas gentes das Caxinas :
.
Quase todos os pescadores da Cachina e da Bajoca partem , no mês de Abril ou Maio, para a pesca do bacalhau.
O meu informador, o « t´i Juquim Cantrão », apesar de ter só 35 anos, já fizera « binte e seis biages », como ele dizia. Dou-lhe a palavra:
- « Nós aqui, andemos no bàcàlhéu, andemos por lá uns seis meses. É uma bida muito tristi; si um home adoece, ´stá mar do estâmado ou le dói a cábeça, num há quem le bot´á mão; ´stá p´àli como um càtchorrinho.
Àgora há uns tàntos anos p´rá cá o Gobérno já arremediou carquer coisa; mánda p´ra lá um bapor-hospitali que é o Julianás ( Cil Eanes ).
Nós bámos dàqui im Maio e Abril p´ra Gronilândia e p´r´òs grándes Báncos da Terra Nóbà e bortamos cándo calha, cándo temos a càrregàção feita. Bamos nós, os pertugueses, frànceses, bérgicos e àmàricános, màs àgora p´r´ómor da guerra, eles num bõu. A compánha bàreia consánte o nabio; no « D. Denis » fomos càrenta e óito homes.
Cándo num há peixe decemos im terra e bàmos pàsseari òs ninhos de pásseros, de àraus, gaibotas e patos. Encontámos por lá umàs gentes que são os esquimósos. Há-os lá de toda a raça: uns piquenos, oitros grándes más têm na cara sobre lo largo, num têm barbas nem vigode e os pés é como uma colher.
Arremedam òs tchineses e num se diferença se é nóbo ou belho, home ou mulher. O Sinhor num càstigui, màs, à compàrar com a raça pertuguesa, à nossa é muito mais bonita. O fàlàr é como um bitcho a ladrar. É sàrráno, é terrible.
Traze umas caurças de péis di urso. Bêm ter connocco e pede-nos de comer cum gestos. Come co´à genti e ainda le dámos o que sobeja para lubare p´r´às crienças. Eles num ándunó (Não andam ao ) bàcàlhéu, andum á caça de uma espécie de coélhos que há por lá e que àqui umas coisas (apontou para a volta da boca) e que eles tchamu nàs focas. Traze nàs peles dessa focas e dentes de baleiá p´rà trocar por màntiga, tàbáco e vuvidas, como binho do Porto, conhaca, àguardente e oitras. É uma gente muito simpres... , bem dormir nos nossos belitches ... È uma gentinha muito simpres ».

Sem comentários: