15 janeiro, 2010

A PROCISSÃO


A procissão da Senhora da Guia, passando junto aos estaleiros. Estaríamos, penso, no primeiro quarto do séc XX.
Não me recordo de ver estes barcos ancorados no nosso rio, mas tenho memória de ainda criança, e quando ia para a praia, ver ao longe fumo, que por certo seriam barcos semelhantes a estes, na sua faina de pesca.
.
(clique na imagem para a ver aumentada)
Posted by Picasa

2 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boa noite.

5 estrelas mais esta fotografia. Contemplar tempos bem antigos da cascata, com tão bom detalhe, não surge sempre.
Eis as traineiras tipo "Vigo", mas comparando com a foto anterior, aqui as chaminés já são bem maiores, ficando difícil perceber datas e "combustíveis".
Curioso é também tentar adivinhar onde se encontrava o fotógrafo. Bem bonito ver a procissão a passar junto aos estaleiros.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Curiosamente, nesta ocasião em que através da Associação Barcos do Norte, no âmbito da Celebração da Cultura Costeira, estamos a tratar de algumas das mais importantes procissões vilacondenses, temos presente esta de Nª Srª da Guia.
Nesta fotografia de C. Adriano, destaques vários:

-Tal como ainda se vê no segundo andor, ao passar nos tradicionais Estaleiros Navais, os andores voltavam-se para os mesmos, dando-se início a estrondoso foguetório;

-Ao fundo, o antigo Convento de freiras, demolido em 1967, para dar lugar à Fábrica de Chocolates Imperial, indústria tradicional desta terra, há mais de 70 anos.
Actualmente, esta Fábrica é a maior de Portugal...
Entretanto, de chocolate, não há cá nenhum Festival (mas tivemos agora, o das colheres de pau...o que já não é mau!);

-Quanto aos dois barcos engalanados
a preceito, trata-se de dois dos primeiros arrastões costeiros, ainda nos tempos do vapor, aqui construídos sob a "batuta" do mestre Jeremias.
Por ora, tá.

a) Cereja