27 janeiro, 2010

PORMENORES.
.

A primeira foto já aqui foi mostrada, mas penso que ao a compararmos com a segunda, compreenderemos melhor a passagem do tempo.

Na de cima, ainda vemos o mosteiro envolvendo a igreja, bem como a entrada e uma perspectiva geral das ruínas, mas a segunda foto é que me sugeriu o título desta postagem, pois reparem naquele muro debaixo daqueles dois arcos, não me recordo de o ter visto noutras fotografias do J. Adriano, e tal, leva-me a crer que a rua que sobe da "Meia-Laranja" para o Monte, ainda não existiria. Mas seria pouco tempo depois, pois pela observação das pedras, penso que estariam a começar as obras de demolição das ruínas para de seguida se efectuar a reconstrução parcial do velho mosteiro ( ou convento? ). Claro que isto não passa de suposições minhas, mas é o que me ocorre olhando as fotografias.



2 comentários:

Faria Correia disse...

Esta fotografia diz respeito às obras de beneficiação e recuperação do Mosteiro de S. Clara, decoridas nos anos trinta do século XX, de que foi um dos orientadores o Engenheiro Júlio dos Reis Pereira. As pedras que aquí se veem são da demolição da chamada Casa dos Padres, que tapava a frontaria norte e poente da Igreja de S. Clara.

José Cunha disse...

Obrigado Humberto, chegaste em força!!! :)