20 janeiro, 2010

ESTRANHA EMBARCAÇÃO.
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Estranha porque extraordinária, rara, e também porque tal desenho de embarcação é único nas fotos que possuo, quer minhas ou do Carmo.

Diria, que ela também se moveria à vela, pois tal me é sugerido por aquele mastro, bem visível na parte dianteira da embarcação. E que dizer da "cabine", com um desenho arrojado, e quase moderno? Aguardemos os pareceres dos entendidos nestas matérias, ... estou curioso!

10 comentários:

José Cunha disse...

Então?....ninguém nos esclarece?

Anónimo disse...

caro amigo,agardeço o teu comentario no blog do GCV,como sabes nao e meu habito fazer comentarios,penalizo-me de nao ter ido ao teu blog ja algum tempo,ando num luta com o fisco deste pais que nao consegue separa a filantropia e puritanismo com o mercantilismo e quem sai prejudicado e o pequeno,verifico o cuidado que tens com aquilo que e importante principalmente para a terra mais bonita do mundo (Vila do Conde)enalteço o teu amor por Vila do Conde,continuas a gostar daquilo que nos une os barcos fomos criados entre o rio e o mar,e uma atraçao irressitivel,verifiquei com agrado uma foto do conjunto Ze Guedes,este homen em termos musicais tambem deu a conhecer Vila do do Conde,ja nao o lhe ponho a vista em cima a muitos anos,espero que esteja bem de saude e apareça por Vila do Conde que e a terra dele,julgo que esta em Lisboa e ruido de saudades das tardes passadas em Vila do Conde a por moedas na maquina de musica do quim do cafe,um grande abraço para ele.
Ass:Eduardo Pinto

José Cunha disse...

Que bom teres aparecido.
Amanhã, e para comemorar a tua chegada a estas andanças, irei publicar uma foto dos quintais onde tanto brincamos e crescemos, e aí "parirmos" o GINÁSIO.

Anónimo disse...

Boa tarde a todos.
Demorei algum tempo a dizer algo sobre esta embarcação mas eu tambem dela pouco sabia, tendo de recorrer a "memorias mais antigas".Assim posso adiantar que o seu nome era SRA DO SAMEIRO,foi construida 1949 nos nossos estaleiros Samuel, para o Sr Jose Fangueiro das Caxinas, e foi pescar ao "palangre" para Angola.Foi uma das primeiras construções da segunda fase dos estaleiros do meu avô Samuel,(depois de 1948,agora em nome de meu tio Antonio,pois houve uma primeira fase entre 1935 e 1939,em Azurara)
Antonio Carmo

José Cunha disse...

Obrigado Carmo por nos esclareceres, mas diz-me se o que eu digo sobre o mastro onde levaria a vela, tem algum sentido.

Anónimo disse...

É provavel que o Jose Cunha tenha razão.No mastro está uma "carangueja",que devia ser para a vela,uma vez que está bastante alta.Se estivesse mais em baixo,seria "pau de carga",e servia para descarga do porão.
A.Carmo

José Cunha disse...

Para mim é estranhíssima essa linguagem técnica, mas desta vez consegui entender.
Obrigado Carmo.

fangueiro.antonio disse...

Boa noite.

Mantive-me no silêncio para não escrever asneiras, pois nunca tinha visto este "design" num barco tão antigo, ainda mais em Vila do Conde.
Mediante os esclarecimentos do A. Carmo, sabemos agora quem e para que foi este barco. Fico também com a pergunta no ar sobre o seu dono, Sr. José Fangueiro, se estava ligado ao meu avô Manuel de Agonia Fangueiro. Perguntarei ao meu pai se teve algum tio que pescou por Angola.
Este barco é mais um exemplo das capacidades inovadoras e técnicas dos estaleiros vilacondenses. Velhos Mestres.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Quando será que poderemos ver todas
estas fotografias expostas no nosso
MUSEU DO MAR ?

Anónimo disse...

Com esta gente à frente,
Nem do Mar nem da Marinha!
Eles tratam é da sua "vidinha"...

a) Cereja
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