29 janeiro, 2010

A CALÇADA.
.
Continuando pelo mesmo local da última postagem, é interessante relembrar como era o lajeado da Calçada de S. Francisco. Muitos de nós ainda se lembram destas pedras desencontradas, e por vezes perigosas, mas o que eu pretendo é fazer como que um apanhado do que aqui já foi dito, e devidamente assinalados os livros de que me servi, para, sem o rigor a que estão sujeitos os historiadores, vos dar a minha opinião.
Penso ser este caminho, ou calçada, uma das mais velhas artérias de Vila do Conde. Reparem que a Vila, primitivamente, era sómente em redor do mosteiro (espaço de antigo castro), e para poente do monte, prácticamente nada existia, pois lembrar-se- ão de já falarmos que descendo esta calçada se ia ter à "Bacia Fluvial", lugar esse invadido ou mesmo fazendo parte do leito do nosso rio, e, mais tarde quando da secagem dessa zona, mesmo antes do Terreiro, haviam hortas, que mais não seriam do que pequenos locais de cultivo, das poucas gentes da nossa terra, e isso leva-me a pensar, que foram essas mesmas hortas, que deram o nome à Rua das Hortas.
Por vezes gosto de vos contar o que está escondido nos livros, adoro lê-los, mas contar-vos pela minha escrita o que leio, já descobriram que tenho dificuldade, mas gostei de hoje vos relatar este meu raciocínio, .....mas já sabem, não levem isto muito em conta!

3 comentários:

Anónimo disse...

Gosto desta imagem....gostei de saber toda a história que encerra..... tenho que fotografar esta calçada...
J. Gomes

Anónimo disse...

O lajeado desta foto, tal como a calçada, eram muito bonitos, sobretudo quando vemos o infinito entre céu e mar.
Há uma outra, do Carlos Adriano, tirada no sentido inverso, com a
então rendilheira, Gina Viana, a
descer a calçada, perante o olhar
embevecido de várias crianças do Monte, que ainda é mais bonita.
A tal ponto, que tantas vezes tem sido utilizada em inúmeros cartazes desta terra.
Com um Viva à Virgem (tal como se dizia antigamente), já que hoje está a decorrer a Procissão de Nossa Senhora da Guia.

a) Cereja

José Cunha disse...

"Cereja", essa foto de que nos "fala", deve ser muito interessante, faça com que todos nós, ( os que habitualmente se juntam na mesa do -CARIOCA- ) a possamos ver!
Obrigado.