13 janeiro, 2010

BELA SILHUETA.


Mais uma bela foto de uma traineira, que parece estar em movimento, pois tem a âncora levantada, e vê-se o fumo, o que tudo indica que estivesse a navegar.
Em que ano estaríamos? Certamente que nos comentários, os entendidos "destas coisas", verão mais além do que um simples barco. Vou estar atento, e aprender com eles.
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(clique na foto para a ver aumentada)
Posted by Picasa

3 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Mas que maravilha ver este barco a vapor (ou talvez não) na foz do Ave. Certamente que o detentor da foto nos poderá descrever as suas origens e características. Presumindo a sua construção em Vila do Conde, a embarcação não tem ainda o nome / número pintado, o que pode significar estar ainda em acabamentos e testes? Também é a primeira vez que vejo uma chaminé tão "baixa", o que significa talvez já não ser a carvão (vapor).
Tudo detalhes que certamente por cá surgirão.
Tenho o maior interesse em saber, se possível, quando se começaram a construír barcos a vapor em Vila do Conde, e baseados em quais. Eventualmente nos de Vigo / País Basco, sendo as origens os vapores ingleses já em ferro das décadas de 1880-90? Mesmo os grandes galeões a vapor que se construíram pelo Algarve, são um mistério difícil de resolver cá pelas bandas da Polónia.

Fantástica foto e obrigado por divulgá-la ao detentor / autor.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Sr jose cunha dé uma vista de olhos neste blog.
http://ginasioclubevilacondense.blogspot.com/
bruno

Anónimo disse...

Traineira típicamente Galega, já com motor de explosão, em marcha à
ré, tal como se percebe pelo revolver das àguas laterais ao casco.
Tudo indica que se aprestavam para largar o ferro de proa a fim de ancorarem.
Repare-se ainda, naquela espécie de "gaiola" que então era a casa do leme, e na
verticalidade da roda de proa, etc.
Tudo isto são preciosos nacos do
nosso património que cada vez mais tendem a desaparecer.
Já agora, a finalizar, alguém nos saberá dizer, há quantos anos o então Ministro do Mar, Comandante Azevedo Soares, juntamente com o saudoso António Vila Cova, e muito mais gente, ali na Praia das Caxinas, presidiu ao lançamento
da PRIMEIRA PEDRA do futuro Museu do Mar, que viria substituir o então existente, ali na Rua Cidade de Guimarães, junto ao Centro Escolar?
Dão-se alvíssaras...

Cereja