25 setembro, 2009


Como estão a adivinhar, vou procurar a cadeira que se vê na foto, e descansar um bocadinho. Quanto ao guarda-sol, espero que me proteja do sol, e não da chuva, ... mas logo veremos.
A adivinha da primeira foto, era fácil e infantil até, e a segunda ...... QUEM ME DIZ SER O PERSONAGEM , QUE SE VÊ NA SEGUNDA FOTO ?
Quando regressar, gostaria de ver os vossos pareceres, e se me dissessem o que estava a ser fotografado, a nota seria de vinte valores.
.................................................ATÉ JÁ !

23 setembro, 2009

O BAIRRO DOS PESCADORES

Penso que esta fotografia, já aqui foi mostrada para vermos por onde passava o circuito grande, e nela também vemos que o muro da quinta do Eng. Carvalho, ainda não tinha sido construído.

... Mas nesta, vemos mais em pormenor o bairro. Deveria ser tudo muito recente, pois vemos como a areia invade toda esta zona, certamente porque na pista ainda não haveria aquele pequeno muro, e a zona ajardinada que hoje ocupa o primeiro plano da foto, e que naturalmente ajuda também a que as areias não se movimentem para sítios indesejados, quando acontecem as nortadas.
Reparem que em último plano, no canto superior esquerdo da foto, podemos ver Santa Clara, coisa que hoje, devido a todo o crescimento urbano, e deste ângulo, penso não ser possível.

21 setembro, 2009

AINDA NO SOPÉ DA CAPELA DO SOCORRO, e nesta dramática fotografia, está bem patente a força das águas do Ave, e a altura das mesmas para que conseguissem colocar estes barcos "estacionados" em plena rua. A foto mostrada na anterior postagem, talvez seja do mesmo período, pois os estragos devem ter sido imensos ao longo de toda a zona ribeirinha.
Os mais novos, olharão para esta fotografia com grande espanto, pois, e felizmente, já há bastantes anos que não vemos tais estragos na nossa Vila do Conde.

18 setembro, 2009



NO MESMO LOCAL onde vimos ancorado o "Santiago" .

Agora, avançamos um pouco no tempo, talvez vinte ou trinta anos, e observamos a colocação de um novo lajeamento na rampa do cais. Penso que por estes anos, e principalmente nesta curva do rio, na altura das cheias, estas lajes ficavam "descalças", sem suporte, e daí, a necessidade de obras de conservação. Da pontinha, visível mais adiante, é que não há registo escrito ou fotográfico, de qualquer obra de restauro.

16 setembro, 2009

O " SANTIAGO ".
.Com a ajuda de uma lupa, é o nome que consigo ver - SANTIAGO - .
Datar, para mim, é mais uma vez tarefa impossível, mas os mais velhos, ou com mais conhecimentos, talvez consigam. A existência daqueles barracões do lado de Azurara, talvez ajude, pois eu sómente localizo o local, que , como todos saberão, a velha e saudosa "ponte da doca", ficava a uns escassos metros em frente ao homem que vemos sentado numa pedra de amarração dos barcos, e que hoje neste espaço vazio de primeiro plano, está uma "bola" enorme, que eu mais uma vez, não faço ideia do que seja.

14 setembro, 2009

O " PONTUAL ".
.



Embora não consiga datar as fotografias, sinto um particular prazer em vos mostrar estas . A primeira já a tinha visto diversas vezes quando estou a procurar este ou aquele assunto, mas a segunda deparei-me agora com ela, e juntas, creio ter aumentado o valor da postagem. A terceira , como podem ver, mais não é que uma ampliação da segunda, para verem mais em pormenor, o nome - PONTUAL - escrito no barco.


11 setembro, 2009

FECHANDO A JANELA.
.
Não posso fechar a "Janela sobre os assentos" , sem vos mostrar mais esta bela fotografia. Talvez seja a mais antiga, parece-me, e penso também que o momento se passa num qualquer Inverno do princípio do século passado, pois vemos as pesadas indumentárias que as pessoas estão usando.
Sobre os barcos, nada sei dizer, a não ser que me parecem ser barcos à vela, pois julgo ser o mastro da vela (não sei se é assim que se chama), que se vê deitado sobre o barco e atravessando-o da proa á ré. (?)

09 setembro, 2009

A ESCOLHA.
.
O artista, o pintor, o poeta, certamente ficaria indeciso na escolha, pois com barcos ou sem eles, a beleza fica incólume.

07 setembro, 2009

DA MESMA JANELA
. VENDO O TEMPO A PASSAR.
.
E reparem em pormenor estes dois barcos que se veêm na primeira foto. Dará para se conseguir datar a fotografia?
A fábrica ainda trabalhava em pleno (veja-se o fumo), e aquela casa na entrada de Vila do Conde, logo a seguir à ponte, tinha um aspecto diferente.
Com a vossa ajuda, dataremos a foto, estou certo!








04 setembro, 2009

MANUEL ADRIANO.

Dias atrás, e com o título de postagem - UM QUADRO PINTADO A ÓLEO - mostrei esta imagem que está assinada por M. ADRIANO, e sobre o qual tentei saber de quem se tratava, e, o "Cereja"fez o favor de me enviar um texto de FARIA CORREIA, e publicado no "Correio da Junqueira"em 26-11-2002, o qual vou transcrever :
.
No edifício da antiga Casa dos Pescadores, no cotovelo das escadas que ligam o rés do chão ao primeiro andar existe um quadro em tela, representando um pescador de pé, fumando cachimbo e olhando o mar, encostado a um barco varado na areia.
Contém assinatura e data, M. Adriano 1942. Infelizmente a tela está rasgada em dois sítios que algum energúnemo lhe fez.
Vejamos quem pintou este quadro : Manuel Adriano, filho de João Adriano e de D. Adozinda da Conceição, nasceu em Vila do Conde a 5 de Abril de 1891 e aqui faleceu a 8 de Maio de 1944, no estado de casado com D. Inácia Soares Galiza.
Foi membro de uma conhecida família que se notabilizou nas artes pictórica e fotográfica, enriquecendo o património vilacondense e não só. Dificuldades económicas levaram-no a emigrar para o Brasil onde permaneceu vários anos, tendo regressado por repatriação, dada a sua debilidade financeira, na companhia de sua esposa e filho.
Autor de vários quadros de alminhas existentes nas freguesias deste concelho, dedicou-se também a douramentos de igrejas e capelas e ao restauro de pinturas, bem como à elaboração de diversos cenários para o desaparecido Teatro Afonso Sanches. Pintava paisagem e retrato que podemos observar na Ordem Terceira de S. Francisco, Santa Casa da Misericódia, Círculo Católico de Operários, capelas de Nossa Senhora do Desterro, e Nossa Senhora da Guia, e em várias casas particulares.
Pintor por apetência nata, mas não tendo obtido diploma em Curso Superior nem participado em exposições glorificadas pela comunicação social, foi votado ao esquecimento, embora tal não mereça.
Aqui fica esta pequena resenha e o pedido de restauro para o quadro que expressa um tema desta terra, o pescador. Não conhecemos quem é a entidade proprietária da obra em causa, mas sabemos que é objecto digno de figurar no MUSEU DE VILA DO CONDE.
.
NOTA - Agradeço ao "Cereja" o envio deste texto, pois tal contribui para que todos fiquemos a saber quem foi o autor de tão importantes obras sobre a nossa terra.

02 setembro, 2009

TRAINEIRA À VELA.

Traineira à vela - Vila do Conde.
.
É sómente isto que se pode ler neste belíssimo desenho, que me foi enviado pelo António Fangueiro.
O que me sabem dizer deste barco? Existiu? Em que época estaríamos?
Era assim a traineira que antecedeu as movidas a vapor?
Já que estou a fazer perguntas sobre um barco, que, como sabem, é uma matéria em que me sinto muito pouco à vontade, pois limito-me a admirá-los, vou tentar saber junto de vós, o que era uma "chata", pois raramente , ou nunca, aparece fotografada, e era um barco com um desenho rectangular, levemente arredondado dos lados, e que eu e outros rapazes de brincadeiras, usávamos para atravessar o rio, mas tinha uma particularidade, é que não era remando, mas sim "ciando" ( bom, pelo menos era assim que lhe chamávamos) , que fazíamos deslocar o barco.
É uma recordação que tenho, mas realmente penso que já há muitos anos que não vejo tais embarcações no nosso rio.