17 dezembro, 2009

A CASA DO TEIXEIRA DA SILVA.
.Esta casa, que pertencia a José Teixeira da Silva (não o Zé do Telhado), secretário da nossa Câmara durante muitos anos.
E coloquei-a aqui hoje, pois de certo modo ela ajuda-nos a datar a penúltima postagem. Primeiro, e para os que não se recordam, ela estava situada quase em frente ao Cículo Católico, um pouco mais para nascente, e se já existisse, deveria ser vista na fotografia, em que se vê toda aquela multidão na Av. Coronel Alberto Graça.
Pois bem; o que eu sei é que a fundação do Círculo Católico foi no longínquo ano de 1905, e que em 1937, aconteceu o Primeiro Circuito internacional de ciclismo, logo, aquele "amontoado" de gente, talvez se esteja a aproximar do Circuito, e daí,e porque mais cedo, ainda não se ver a casa do Teixeira da Silva, que terá sido construída posteriormente.
.
Mais uma vez digo, que certezas não tenho daquilo que vos digo, pois até poderá acontecer, que o Fernando Soares, que comenta nessa postagem esteja correcto ao apontar para o ano de 1938, referindo-se ao II Circuito Ciclista de Vila do Conde, de 31 de Julho desse ano.
Bom,... mas tudo indica que nos aproximamos da data em que foi tomada a foto.
Obrigado ao Fernando Soares.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta bonita casa de José Teixeira
da Silva, por traz da qual se vê a antiga casa da família Mota Ribeiro
e do outro lado o saudoso Teatro Afonso Sanches, já então fora construída com as suas «poupanças» de décadas, quando Secretário da nossa Câmara Municipal.
Em cada um destes dois belos arcos da frente, namoravam, simultâneamente, as filhas, D. Maria José, para o José Maria Rodrigues (da Jomar), já falecido, e a D. Anite para o seu marido, felizmente ainda vivos.
Nesses tempos, os namoros eram bastante diferentes dos de hoje.
Havia muito mais respeitinho.
Nem sequer podiam casar homens com homens...
A partir de ontem, graças ao voluntarioso empenho do Primeiro Ministro em vigor, já podem...

Se possível, Bom Natal.
(Mas isto está a ficar mal...)

a) Cereja