10 dezembro, 2009

ACERCA DESTAS BARCAÇAS...
.

PODE-SE LER NO LIVRO "PELO AVE" do Dr. Luiz Maya , o seguinte :

No primeiro quartel do século passado, construía-se uma rica ponte de pedra, de três arcos, muito vistosa - no dizer d´aqueles que lograram ainda vê-la - e que ficava ali quasi defronte do convento, abaixo do açude umas dezenas de metros. Só lhe faltava não sei que remates decorativos já dava trânsito ao público, e Vila do Conde folgava com tal acontecimento. Mas, sem base suficientemente sólida, por não haver meio, ao tempo, de se lhe dar pé mais seguro, deixou-se abater por uma enchente do rio , em 1821. Foi este, talvez o maior insucesso em toda a corregedoria de D. Francisco d´Almada.

O monstro que surgiu das ruínas da elegante mole de granito, pouco tempo se demorou a banhar-se, aninhado, nas águas que represava, paralisando assim o movimento n´aqueles moinhos das freiras.

Era forçoso e urgente retirar d´ali aqueles milhares de carros de pedra, impossível de acomodar em estreito espaço. Removia-se com certa facilidade os calhaus maneiros, desviando-os do centro da corrente para as águas mortas d´uma e d´outra margem ; mas os grandes blocos, esses só podiam sair lingados na baixamar por meio de duas barcaças que flutuando na maré alta, os levavam assim, um a um, para os verdes de Azurara.

E agora que havia de fazer Vila do Conde a tanta e tão boa pedra, tão bem facetada, que o acaso gratuitamente lhe oferecia? Não se pensando em reconstruir a ponte, ocorreu a ideia de fazer o cais da Vila, obra aliás importante, de saneamento, comodidade e estética, mas que havia de tirar ao rio o pouquíssimo que ainda lhe restava de estuários, aqui na margem direita ...............

.

Extrato do publicado no livro - PELO AVE -

NOTA - Actualizei a ortografia.

4 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Muito bom este seu artigo, pois relata algo que explica, talvez, algo sobre o qual sempre me punha a pensar ao passar a ponte.
Desde sempre, achei estranho que a água fazia um "degrau" a toda a largura do rio na zona do antigo moínho de água. Serão pois muitas destas tais pedras dessa antiga ponte, que lá ficaram?

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

José Cunha disse...

António, esse "degrau" são vestígios da antiga PONTE DE PEDRA.
Um dia, invernoso e muito frio, dessas latitudes onde se encontra o António, dê um "passeio" pelo "CARIOCA", e encontrará muitas interessntes respostas, a algumas dúvidas, que porventura, terá !!!
Um abraço.
ZCunha.

Anónimo disse...

Para além de uma das nossas famosas
barcas, em tudo idêntica às barcas do Rio Douro, destaque ainda para o "atístico" aparelho de forças, formado por por duas varas de eucalipto, onde funcionava uma talha
com dois cadernais de dois gornes.
Neste tempo, ainda não haveria tanta
engenharia, mas abundava a mestria.
Técnicos de agora, há cerca de duas dúzias de anos atrás, para repararem o Açude, fizeram uma rampa do lado da Vila, atulhando a
margem, a qual ainda hoje ali se mantém,
para gaudio de milhentas ratazanas.
Há meia dúzia de anos atrás, novamente foi preciso reparar o Açude. Desta feita, "atacaram" o
problema de acesso, pelo lado de Azurara, e sem mais aquelas, não estiveram com meias medidas, destruíram quanto restava da também centenária habitação do moleiro da Azenha. Só para facilitar o acesso à obra.
E até se tratava de uma propriedade
privada.
Daqui se concluirá, que embora com menos meios, os antigos usavam melhor a cabecinha...
Com votos de bom advento,

a) Cereja

ps: Àmanhã, com a presença do cineasta Manuel Oliveira, comemora-se o 1º aniversário da definitiva Inauguração do Centro de Memória,
a qual, quer a Escrita, quer a Fotográfica, na sua maioria, continua ainda dispersa, algures pelas ruas de S. Bento, da Igreja, etc.
É Obra!
Mas, tenhamos fé.
As obras de Santa Engrácia, demoraram mais tempo...

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,