14 outubro, 2009

EXPOSIÇÃO / DIVULGAÇÃO.
.
=================================================

Já tinha olhado diversas vezes para esta fotografia, mas porque a achava "feia", sem graça, e também com uns personagens muito sérios e austeros, nunca lhe dei importância, mas como o assunto era peixes, perguntei a meu tio que sempre trabalhou na Estação Aquícola, e hoje já reformado e com oitenta anos, contou-me o seguinte :
A foto mostra-nos uma "exposição / divulgação" , na Associação Comercial, que estava localizada num edifício que hoje faz parte dos serviços da Câmara, que é aquele que fica situado do lado direito do edifício-mãe (o que tem a escadaria).
Essas exposições serviam para mostrar os trabalhos que nessa época decorriam na Aquícola (como era vulgar dizer-se), mas o mais curioso é que o indivíduo fardado do lado esquerdo da foto, é o meu bisavô Manuel Silva, que foi o segundo guarda florestal da Estação Aquícola e que lá chegou como pedreiro e por lá ficou, sucedendo assim ao Sr. Gomes que foi o primeiro guarda, e era natural de Beiriz. Quanto ao segundo personagem, diz o meu tio António que deverá ser o Presidente da Associação.
Quanto aos aquários visíveis na foto, é curioso anotar que eram feitos de madeira, e tendo sómente o vidro na frente. Diz-me meu tio, que a vedação dos aquários era realizada com estopa, zarcão, e óleo de linhaça.
......................Afinal, a fotografia tinha alguma coisa para contar!
.
PS : A foto deverá ser datada, pelos princípios dos anos quarenta.

3 comentários:

J. Gomes disse...

Não fazia a mínima ideia que naquele edifício da Camara, se tinham realizado este tipo de exposições ......
Há uns 12 anos fiz uma visita de estudo às instalaçoes da Estaçao Aquícola, e sei que tem um valioso acervo fotográfico que documenta a história da actividade da referida estação , penso que estará guardado com o Sr. Carlos pois é um entusiasta da fotografia.

José Cunha disse...

Olá J.Gomes.
O tio de que falo na postagem, é o pai do Sr. Carlos, meu primo, portanto, e julgo que esta foto ele não terá, pois eu saberia.
Mas, muitas das fotos que possuo, foi esse primo que me ofereceu, embora esta, seja com quase toda a certeza do Carlos Adriano.
Bom, mas também tenho algumas da Estação Aquícola tiradas por meu pai, desde há sessenta anos atrás, pois como já percebeu, eu prácticamente, nasci ali.

Anónimo disse...

Se quem manda nesta Terra, tivesse um mínimo de capacidade, este local onde dantes existia a antiga Estação Aquícola do Ave, onde se encantaram os olhos de outras gerações, hoje seria bem mais importante do que o agora famoso Fluviário de Moura.
Enfim, agora vivemos numa terra de fitas.

E dá Deus nozes, a quem não tem dentes!...

Cereja