23 setembro, 2009

O BAIRRO DOS PESCADORES

Penso que esta fotografia, já aqui foi mostrada para vermos por onde passava o circuito grande, e nela também vemos que o muro da quinta do Eng. Carvalho, ainda não tinha sido construído.

... Mas nesta, vemos mais em pormenor o bairro. Deveria ser tudo muito recente, pois vemos como a areia invade toda esta zona, certamente porque na pista ainda não haveria aquele pequeno muro, e a zona ajardinada que hoje ocupa o primeiro plano da foto, e que naturalmente ajuda também a que as areias não se movimentem para sítios indesejados, quando acontecem as nortadas.
Reparem que em último plano, no canto superior esquerdo da foto, podemos ver Santa Clara, coisa que hoje, devido a todo o crescimento urbano, e deste ângulo, penso não ser possível.

3 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Bonito de ver sem dúvida estes primórdios da urbanização do Sul das Caxinas. Tempos de outros horizontes... mais amplos.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

aquilo não são os primórdios da urbanização sul das caxinas pois o lugar das caxinas acaba um pouco mais acima.
qualquer dia os poveiros até a quinta do eng. carvalho reclamam.

ah

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Concordo com o comentário do AH sobre a "fronteira" ser um pouco mais acima destas casas, diria pelo Caximar. No entanto sabemos bem para quem estas "casinhas" foram feitas (pescadores) e a própria Casa dos Pescadores aqui ficou. Quem mais queria naquele tempo morar em frente ao mar em cima de areais?
Este é um "micro" exemplo do problema de definição sobre território e gentes da Poça da Barca e Caxinas.
Quanto a reclamar a quinta do eng. Carvalho... se não a tivesse vedado com um forte muro, na 2ª feira de Páscoa adivinhe-se quem lá iria estender umas toalhas e esvaziar garrafões! :)

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt