21 setembro, 2009

AINDA NO SOPÉ DA CAPELA DO SOCORRO, e nesta dramática fotografia, está bem patente a força das águas do Ave, e a altura das mesmas para que conseguissem colocar estes barcos "estacionados" em plena rua. A foto mostrada na anterior postagem, talvez seja do mesmo período, pois os estragos devem ter sido imensos ao longo de toda a zona ribeirinha.
Os mais novos, olharão para esta fotografia com grande espanto, pois, e felizmente, já há bastantes anos que não vemos tais estragos na nossa Vila do Conde.

2 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Sempre que vejo fotos deste tipo na antiga Vila do Conde, vem-me à memória as imagens da de agora nos mesmos locais e nalguns deles, ou é o vazio, ou está lá algum pedaço de granito ou mármore, ou um qualquer metal formando algo que ninguém percebe.
Para mim, dois barcos exactamente como estes "perdidos" na beira-rio seriam um dos mais belos monumentos ao passado dessa beira-rio, e não faltaria quem posasse para uma foto ao lado deles. Mas muito mais interessante é para uns poucos uma bola de metal rodeada por um chafariz, ou um par de grandes calhaus de granito no meio da relva. É tudo uma questão de (des)gostos pelo passado e cultura de certas partes da cidade.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

No dia seguinte.
Cheia de 1 de Abril de 1962?