17 agosto, 2009

RECORTES DE VILA DO CONDE.
.

ARREDORES DA DOCA.

Num comentário de 12 de Agosto com o título " RECORTES DE VILA DO CONDE " , e com o sub-título , " DOCA" , o "Cereja", um dos habituais comentadores, identifica alguns prédios como o do Jerónimo "Coisa Ruim", do "Anjinha", da tia Olga, e ainda o dos Baltazares.

Encontrada esta foto, ela merece ser hoje aqui colocada, pois, aparentemente (?) será da mesma época, mostrando-nos inclusivamente umas cheias , que serão as de "60" (!?).

Tentar obter uma foto actual , tirada do mesmo ângulo, é tarefa impossível, pois devido ao crescimento urbano, toda esta zona está alterada, e eu recordo sómente esta velha casa do lado direito da foto, mas já em ruínas.

Para os mais novos, saibam que nas costas do fotógrafo, estaria um campo de cultivo, que posteriormente a esta data esteve durante alguns anos o Quartel dos Bombeiros.

4 comentários:

J.pião disse...

Que bela recordação nos trás o Carioca da Vila ,diria mesmo memórias do passado que não voltam .
Mas ainda bem que de vês em quando alguém se lembra de nos fazer um exame as nossas memórias e para mim foi mesmo isso um autentico deslumbramento com esta foto .
Parabéns ao Carioca da Vila pela simples foto que com certeza muita gente se recorda de ver ,em especial quando das cheias mais e menos que havia aí pelos anos 50 e 60 ,muito obrigada por este momento!...jaime pontes

José Cunha disse...

"Memórias do passado que não voltam", ... é exactamente disso que o "Carioca" vem tratando desde o seu início, e principalmente para nós, meninos com mais idade, nos dá um especial prazer.
Obrigado Sr. Jaime.

Anónimo disse...

Há várias fotos deste local, e deste dia 1 de Abril de 1962, da auitoria de Carlos Adriano.
Tive a oportunidade de ver isto, apenas pela Televisão, na medida em que estava a prestar serviço militar na Escola Naval do Alfeite.
Nessa altura, frequentava esta mesma escola, os também vilacondenses, Germano Pinheiro e
o Azevedo Soares, que viria a ser Ministro do Mar.
Cumprimentos,

Cereja

Anónimo disse...

PS: Este Ministro do Mar, Com.
Azevedo Soares, foi o homem que
presidiu ao lançamento da Primeira Pedra do futuro Museu do Mar, a instalar na praia das Caxinas, cerimonia esta a que eu tive o prazer de assistir.
Só que depois, mudaram-se os ventos, mudaram-se as vontades...
Sem mais alardes,

Cereja