19 agosto, 2009

EFEMÉRIDES. EM CIMA (PÉ) - Esquerda para a direita: Aparício, Eduardo (guarda redes), Noé, Renato, Jaime, Zé Maria e João Magalhães (Treinador).
EM BAIXO : Bicho, Lapa, raul, Abílio, Raulino e Pelé.
Ainda faziam parte os seguintes jogadores: Zé Pontes, Marcelino, José Manuel e Jorge Carvalho.
Directores : Fernando Carvalho e Joaquim Novais.

Decorria a longínqua época de 1965 / 66 quando no nosso clube a Direcção da altura liderada pelo falecido sr. Celso Pontes resolveu criar e competir nos escalões mais jovens, entrando em competição numa categoria denominada de principiantes, correspondente aos actuais Juvenis.
A curiosidade deste pedaço de história do Rio Ave F.C. reside na circunstância de só nesta época ter existido este tipo de denominação de prova, resultando portanto que esta equipa foi a primeira e única que jogou numa prova da A.F. Porto com esta designação.
Liderada no campo técnico pelo saudoso Magalhães, na foto acima publicada, reconhecem-se jovens que foram mais tarde, jogadores de gabarito, fazendo inclusivé carreira fora de Vila do Conde (exemplo máximo disso o Raul Moreira ) e outros que singraram não só no futebol, mas também tiveram êxito em outras áreas da vida ( caso dos falecidos Aparício Barros, Abílio, Jaime, Zé Pontes, Raulino e tantos outros ) enfim, que saudades ...!
Deixamos portanto, este mero contributo para que perdure, pensando nós que a grande maioria dos adeptos vilacondenses desconhecia tal facto. Como nota final, a título de curiosidade recordamos uma peripécia engraçadíssima : os treinos começavam às 6 horas da manhã e quando terminavam a D. Arminda, na altura empregada do presidente, vinha com uma garrafa térmica com leite e Ovomaltine para dar o pequeno almoço aos miúdos antes deles irem trabalhar ou estudar.
Como são diferentes os tempos! ...
por AFONSO CARVALHO.
FONTE - RIO AVE-magazine "O TRILHO DO ÊXITO".

1 comentário:

José Cunha disse...

Sómente una observação.
Quando o senhor Afonso Carvalho de refere aos falecidos, "pregou-me" um susto.
Que o Aparício (meu primo) tinha falecido, eu saberia certamente, mas quando se refere ao Jaime (penso se referir ao quinto de cima ), o "Jaiminho", pelo qual é conhecido pelos amigos, os mais velhinhos, claro,não gostei NADA da notícia,.............mas nos segundos imediatos, e com uns telefonemas, fiquei mais tranquilo,....não era o meu "Jaiminho".