24 agosto, 2009


RANCHO CAXINEIRO.
.

Este apreciado agrupamento folclórico, verdadeiro espelho dos usos , costumes e tradições das nossas gentes do mar, realizou agora mais um festival que teve a particularidade de se realizar na praia.

A sua alegria e o rigor com que interpreta as suas danças contagiaram a enorme assistência que não lhes regateou aplausos nessa noite tão especial.
A acção do seu ensaiador Joaquim Luís Eusébio e da Presidente Sílvia Alves são merecedores de uma palavra de apreço pelo qualificado trabalho desenvolvido.
.
FONTE - "Jornal de Vila do Conde" de 6-8-2009.

Esta última fotografia, foi cedida pelo meu amigo Carmo, e mostra-nos , parece-me, um jovem rancho que baila também em plena praia.





13 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Gostei de ver estas fotos, de um agrupamento que confesso, nunca tive oportunidade de ver actuar. Sem dúvida nada melhor do que actuar na areia da praia, pois esse é o meio natural dos pescadores. Só falta um "pormenor" da maior importância perto deles... as "cascas de noz" varadas e com a palamenta toda em cima. Quem sabe um dia.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

José Cunha disse...

Por favor António, explique-me a que se refere, quando menciona "cascas de noz".

Anónimo disse...

Pormenor a assinalar na primeira foto, é o facto de se tratar do segundo Rancho existente nas Caxinas, a expensas do poder cá implantado, e não do Rancho fundado nos anos cinquenta por José Vilacova e que Moisés Eusébio então fez brilhar em concurso de folclore, realizado em Itália.
Segundo informa quem sabe, mau grado as várias condenações e proibições judiciais, a designação do Rancho das Caxinas verdadeiro, continua a ser usurpado, de forma mais ou menos sub-reptícia, por este outro, e de tal modo, que ainda há pouco esteve no programa da TV, com manifesto desagrado do nossos Ranchos de Rendilheiras da Praça e Monte.
Já no que respeita à segunda foto,
julgamos tratar-se do antigo
Rancho Infantil da Casa dos Pescadoresde Vila do Conde.

a) Cereja

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Quando digo "cascas de noz", este é um termo muitas vezes usado para as típicas catraias das Caxinas e não só. Na verdade é atribuído aos vários barcos do tipo poveiro, mas mais normalmente aos de pequeno porte. Tudo isto simplesmente porque se assemelharem a uma redonda (e frágil) casca de noz.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Concretizando um pouco melhor, o
termo "casca de noz", é utilizado a toda e qualquer embarcação deste país, e está relacionado com a sua pequenez e consequente fragilidade, em relação à força do mar.
Exemplo: "a onda jogou o barco ao ar, como se fosse uma casca de noz", etc.

Cumprimentos,
a) Cereja

FernandoSoares disse...

Os aficionados pela fotografia e por Vila do Conde em particular, poderão consultar um site com um espolio fotográfico enorme.

O Rancho da Casa dos Pescadores que o Sr. Cereja menciona, julgo estar reproduzido no seguinte endereço:

http://www.espoliofotograficoportugues.pt/Default.aspx?ID=10&ProductID=PROD2185851

Anónimo disse...

Na Realidade o Grupo da Fotografia é O VERDADEIRO RANCHO CAXINEIRO. Pois o Rancho Caxineiro foi fundado em 1955 e integrado na Associação pró-progresso das caxinas e poça da barca, hoje denominada Associação Desportiva cultural e recreativa das caxinas.

os meus cumprimentos

Anónimo disse...

ps: Foi integrada na Associação em 1977

Anónimo disse...

O verdadeiro Rancho das Caxinas foi desintegrado da Associação há meia dúzia de anos.
Quin

Anónimo disse...

O Rancho Caxineiro fundado em 1955, no decorrente ano de 1977 foi integrado na Associação Pró-progresso das Caxinas e Poça da Barca, e até hoje ai esta, tendo uma direcção própria.
O que devem estar a confundir é com um outro Rancho, fundado em 2002 que se apropriou do nome, do mesmo traje e do mesmo reportório do Rancho Caxineiro. Esse tal "Rancho de 2002" foi formado por uma ex presidente desta tal associação e as suas companheiras que frustradas com a situação de terem perdido a direcção decidiram formar um grupo. Mas um dia «a verdade há de vir ao de cima».
é pena um rancho com tanta tradição e de renome internacional ser atacado desta maneira, e ainda por cima quem criou toda esta situação foi uma tal senhora que nem sequer é Caxineira.

Anónimo disse...

Olá Rancho Caxineiro, eu chamo-me Inês Rocha Constantino e tenho 22 anos.
Vocês ainda não sabem, eu sou do Ranho da Praça - Rendilheiras de Vila do Conde mas não do Rancho Caxineiro.
Peço desculpa, eu não devia ter enviado este comentário.

Anónimo disse...

Eu só os posso dizer:
O RANCHO DA PRAÇA É O MELHOR QUE O VOSSO.

Anónimo disse...

A PRAÇA É FIXE O CAXINEIRO E O MONTE QUE SE LIXEM