01 agosto, 2009

IDENTIFICAÇÃO DE LOCAL

( Clique na imagem para a ver aumentada )


Há uns dias atrás, o HUGO RAMOS, enviou-me algumas fotografias de aviões, que descobriu no arquivo da Câmara, e escolhi esta para vos mostrar, pois, penso, que as outras já aqui as tinha exibido.
Ajudem a descobrir o local onde jaz o avião, (julgo ser este que intitulam de Fortaleza Voadora) que parece-me ser, ou Caxinas ou Vila - Chã .
Que vos parece ?

Posted by Picasa

6 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Ora então o avião que vemos na foto não é o "fortaleza Voadora", pois esse era um avião americano de "mono-cauda". Este possui 2 caudas, e trata-se do britânico Avro Lancaster, produzido a partir de 1942 e um dos mais famosos bombardeiros nocturnos da WWII. Este da foto, pelas iniciais "PG", pertence ao esquadrão nr.619 da RAF, ao serviço entre 1943-1945.
O local, parece realmente ser por Vila Chã, mais rochoso que as Caxinas.
Fantásticas fotos estas que publicou.

Atentamente,
www.caxinas-a-fregeusia.blogs.sapo.pt

José Cunha disse...

Imagine Hugo, o que fizeram as suas fotos. Viajaram até á Polónia, e regressaram identificadas, ...logo, mais um contributozinho para a história de Vila do Conde.
Obrigado a ambos.

lopes disse...

este avião é um bombardeiro alemão da 2ºgerra mundial, que aterrou na praia do púço em vila chã junto ao antigo posto da guarda fiscal, em 1945

Anónimo disse...

hola,meu nome e victor sou de vila cha,em resposta a pergunta do senhor Fangueiro,isto foi realmente em vila cha,nao sou desse tempo mas minha famlia ou a minha SANTA Avo falava deste acontecimento na praia do puço...fico feliz por ver na realidade a historia ke me contavam...muito obrigada Victor costa

jfmaria@mail.ptprime.pt disse...

A queda desse avião deu-se onde é hoje a Praia do Puço.
Meu pai regressava do mar com o seu tio e ainda viram os homens a sairem do avião pelo lado da asa do lado da terra.
Gostaria de ver mais imagens antigas de Vila Chã
Maria Gonçalves

Vila Chã disse...

Sobre este asunto pode ler mais no livro "Vila Chã e as suas origens" do Comendador António de Azevedo Dias (pp.82 e 83)