28 agosto, 2009

A BOCA DA BALEIA.
.

O rochedo que todos os vilacondenses conhecem com o nome "Boca da Baleia"está situado na Praia de Banhos, e existe outro, não menos afamado, e que se encontra ao largo de Mindelo, com o nome de "Aguilhada".
Estes são os únicos nomes de rochedos nas proximidades de Vila do Conde, que eu conheço, e assim vem a propósito vos contar um episódio por mim presenciado.
Estava nas Caxinas numa pequena mercearia, e lá se encontravam dois homens que relembravam mútuamente, os nomes de todos os rochedos ali na vizinhança das praias de Vila do Conde e Póvoa, fiquei boquiaberto, pois desconhecia que cada cantinho do mar tinha o seu nome.
Fiquei encantado, e mais rico, em ouvir tão interessante conversa. Bom, mas tive que os deixar, e então a conversa já era sobre se determinado barco, teria dez ou catorze remos ......e quantas histórias vão deixar de ser ouvidas............
.
NOTA - Esta fotografia pode-se ver num postal, editado pela Junta de Freguesia de Vila do Conde / 1985.

6 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Nunca foi tão fácil como hoje em dia, registar seja o que for para a posteridade, seja em imagem, som, ou mesmo filme. No entanto, e como o José refere ao dizer "e quantas histórias vão deixar de ser ouvidas", muitas das histórias, neste caso de caxineiros, sobre o passado da terra continuam a desaparecer, isto porque não existe, a meu conhecimento, nenhum "iluminado" que se ponha à beira destes "velhos carregados de narrativa", e com um simples gravador em cima da mesa (são 50 à escolha hoje em dia), os faça desbobinar as memórias do areal, do mar, das tascas, da Terra Nova, das rixas, dos barcos campeões, dos naufrágios, dos sustos, do saber que não vem nos livros... .
Esses são os velhos do tempo da pobreza que se reflectia na barriga. Hoje, a nossa pobreza reflecte-se cada vez mais na memória e no espírito.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Que me desculpe o José Cunha, mas
eu sei que ele sabe, pelo menos,
o nome de outros dois conhecidos penedos de Vila do Conde:
-O penedo da Ladeira, que fica frente à praia do mesmo nome;
-O penedo da Forcada, que fica frente
à Igreja do Senhor dos Navegantes,
nas Caxinas, e está muito bem reproduzido num painel de azulejos, no exterior, poente da
Igreja da Lapa, na Póvoa, a assinalar a efeméride do grande naufrágio de 1892.

Quanto ao comentário do amigo A.
Fangueiro, quando fala dos "velhos carregados de narrativa", posso-lhe
adiantar que de há tempos a esta parte, alguém vem fazendo um bom
trabalho nesse campo, preenchendo
parcialmente essa grave lacuna a
que muito bem se refere.
Entretanto, iglóriamente, muito desse património humano se perdeu,
e por certo continuará a perder... até quando Deus e o homem quizer.

a) Cereja

caxineiro atento disse...

As mercejas, meão, leixão, o tinhoso, a insa, a forcada, a oliveira, as serras, a pocinha do Leão...são nomes de outros penedos existentes nas Caxinas( excluo meão e leixão, estes não ficam nas caxinas)

Anónimo disse...

e o penú do michel na praia do forno?

ah

José Cunha disse...

Pois está enganado, caro "Cereja". A minha ignorância nessa matéria, é enorme, e desconhecia o nome desses rochedos, mas doravante, e isto do "blog" já é um passo, estarei mais atento.
Quanto áqueles que o "Caxineiro Atento" menciona, julgo já ter ouvido falar do "Leixão", mas nada mais.

Anónimo disse...

Já agora quem está na fotografia? Quem é?

Temos de organizar fotografias da praia de Vila do Conde e seus veraneantes que tantas historias aqui viveram. Parabéns aos Zé Cunha (antigo companheiro de colégio) e ao seu blog. Viva Vila do Conde!!!

Zeca Diabo