06 abril, 2009

DATAR

Em que ano terá isto acontecido?
Serão ofertas para o hospital, por altura das Festas da Páscoa? Certamente, o Sr. Artur Bonfim identificaria rápidamente a fotografia, mas também tem algum interesse que sejamos nós a descobrir. Talvez perguntando em nossas casas, aos mais velhos, se se recordam destes momentos.
É de reparar também o pavimento em frente ao hospital, em que vemos um lajeado colocado com alguma ordem.
Vê-se também encostado à casa próxima da igreja, um cruzeiro, que pode ser o que posteriormente foi colocado á direita da saída da Misericórdia.
Seia interessante, que na nossa memória ou recordações colectivas, desvendássemos todas estas interrogações.

5 comentários:

anonimo disse...

Claro que esta foto dis respeito ao cortejo que se realisava por essas alturas, pra benefiçio do hospital com todas freguesias representadas ,eu ainda me lembro de alguns cortejos a começar aí no hospital ...J.PONTES

José Cunha disse...

Obrigado J.Pontes.
Eu também penso recordar, mas já em ténue memória.

Anónimo disse...

Se bem me lembro,
Esta foto é de cerca de 1950, altura em que foi alargada a Rua da Misericórdia, implantado o Saneamento Básico e o actual piso da rua.
Simultâneamente, também o belo pavimento do Largo da Misericórdia foi substituído pelo actual, trabalho efectuado pelo então empreiteiro Engº Arlindo Maia.

Grandiosos, e das festas maiores que se realizavam em Vila do Conde, eram os Cortejos de Oferendas, no qual, cada fréguesia do nosso concelho, caprichava em
ofertar ao Hospital da Santa Casa da Misericórdia, o que tinha de melhor, consoante as suas possibilidades.
Então, todo o povo saía à rua, com
alegria, para ver o desfile.
Ora, nesta foto, o povo quase nem existe.
Acontece que, por vezes, por uma questão de conveniência, havia umas entregas que eram feitas mais tarde, como julgo ser o caso.

Com votos de FELIZ PÁSCOA,

a) Al bino

Faria Correia disse...

Esta fotografia não diz respeito a nenhum Cortejo de Oferendas para o nosso Hospital, mas sim a uma reunião da antiga exibição dos bois para abate, por ocasião da Páscoa, ou seja antecipando a venda nos talhos. Era uma exibição, tipo propaganda, feita pelos talhantes desta Vila do Conde, que percorriam as ruas.

Faria Correia disse...

Por favor cortar o meu`´ultimo comentário, pois não reparei nos toros de pinheiro. Obrigado