19 janeiro, 2009

MEMÓRIAS

BAIRRO BALNEAR.
Trabalhos na Avenida Brazil.
-cliché de J. Adriano.


A primeira fotografia, mostra-nos a construção do amanhã, e a segunda, esse futuro, que não existe mais.

Nestes anos, a que se refere a primeira foto, tinha-se acabado de construir a primeira artéria em direcção ao mar, para logo de seguida se construir estes belos prédios, que enfrentaram as maresias do nosso mar, no decorrer do século XX.
Hoje, ainda podemos ver , o que se encontra em primeiro plano na segunda foto.

5 comentários:

Anónimo disse...

Na realidade, este comentário nada tem a ver com o registro, mas é apenas uma forma de entrar em contato com você.
Recebi de uma amiga que visita muito a sua cidade o seguinte:
"Bom dia, depois retomarei a c onversa de ontem.Este link é do blog de alguem que acredito ser tão apaixonado pela Vila como tu por Sobral...Não entendi porque se chama Carioca da Vila (antes que tu me pergunte...)inté http://carioca-carioca.blogspot.com/search?updated-max=2008-08-29T14%3A36%3A00%2B01%3A00&max-results=15 "

Somente vendo o blog, pude entender que era um elogio, a parecência entre nós.

Meu sexto avô, Vicente Lopes Freire, nasceu na Vila do Conde em
1727, provavelmente filho de pescador, pois morava na Rua do Cais da Lavadeiras. Veio para o Brasil, muito jovem (ao nascer, seu pai ja havia falecido).
Existe, na cidade, alguma entidade, onde eu pudesse conseguir mais alguma informação a respeito do assunto?
Independente de qualquer informação que vc possa me dar, de já agradeço.
ah! Ia esquecendo, moro em Sobral -Ceará Brasil.
meu e-mail: zealbert@hotmail.com
Zealberto
Aproveito para parabeniza-lo pelo blog. Muito interessante

Anónimo disse...

Eu também me chamo Zé Alberto , mas a minha ligação a Vila do Conde é muito mais recente . Até me lembro daqueles candeeiros e de como ficava fascinado , no Verão , com as nuvens de besouros que gravitavam à volta deles , ao entardecer . E lembro bem as dezenas ( centenas ? ) de vezes que percorri aquelas ruas , montado na minha bicicleta "New Hudson" , com três velocidades . Coisa de altíssimo luxo , na altura .

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

acerca da pergunta da sua amiga sobre porque motivo o blogue se chama carioca da vila, pode ter explicação, e tem, no facto do autor do mesmo pertencer a uma família de pasteleiros (ou doceiros) conceituada cá no burgo. especializados em doces de receita conventual, um dos doces ex-libri é o carioca.

José Cunha disse...

Caro Zealberto, é muito agradável que tenha entrado nesta quase tertúlia, mas encontrar referências de alguém que aqui viveu nos princípios do séc XVIII, deverá ser um pouco "complicado". Mas, já pedi a uma pessoa amiga, e moradora nessa zona, para que junto das pessoas mais idosas, tente obter alguma informação.
Logo que possível, dar-lhe-ei notícias.
Ah!...deixe-me dizer-lhe, que achei uma delícia, que ao felicitar-me pelo "blog", escreve a palavra = parabeniza-lo =.Claro que é entendível, mas nós usamos = dar-lhe os parabéns =. Coisas da língua portuguesa.
Obrigado, Zé Alberto.