26 janeiro, 2009

A GÁRGULA " marota " NA IGREJA DE AZURARA:



...... aquela que fica no lado norte da capela-mor.
« Apresenta a forma extravagante de homem na atitude de evacuar, denunciando, segundo a tradição, a raiva contra Castela», revela o padre Serafim Gonçalves da Neves, que esteve na paróquia até à morte aos 104 anos.
A fazer fé nesta interpretação popular, a gárgula terá sido ali colocada durante o domínio dos Filipes, domínio espanhol, ou depois da reconquista da independência em 1640.
O que é facto é que é bem visível a figura de homem virado a norte, em posição de defecar, como forma de protesto contra a invasão.
.
FONTE - excerto do publicado no DIÁRIO DO MINHO, juntamente com a primeira fotografia, e sendo a segunda de José Rui, que juntamente com um pequeno texto, me fez o favor de oferecer.

2 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boa tarde.

Eis outro curioso detalhe que pouca gente conhecerá em Vila do Conde. Eu nunca tinha ouvido falar desta gárgula.
Só me pergunto então porque está virada a Norte, supondo-se que Castela ficaria a Leste. Um interessante enigma para amigavelmente espicaçar os nossos vizinhos.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Nesta da "Gargula Marota, na figura de um homem virado a Norte, em posição de defecar, como forma de protesto contra a invasão...", nunca tinha reparado.
-Mas, cuidado! Os dominadores mais próximos, e que estão mesmo na "linha de tiro", são os vileiros.
-Portanto, cuidado com a obra do Garguleiro, não vá esta atingir o Gato Borralheiro...
Cereja