02 janeiro, 2009

PALÁCIO DA JUSTIÇA

1962
.
Por comunicação transmitida pelo gabinete do Snr. Ministro da Justiça à Câmara Municipal, mereceu a aprovação do Conselho Superior de Obras Públicas o ante-projecto do Palácio destinado á instalação do Tribunal Judicial, Secretaria Notarial, e Conservatórias do Registo Civil e Predial, que vai ser edificado nos terrenos já adquiridos pelo Município junto á Avenida Coronel Alberto Graça.
.
1972
.
INAUGURAÇÃO DO PALÁCIO DA JUSTIÇA.
.
Sua Excelência o Senhor Ministro da Justiça, Professor Doutor Mário Júlio Brito de Almeida e Costa, visita amanhã Vila do Conde, para presidir á inauguração do nosso Palácio da Justiça.
Amanhã,pelas 9 horas desde Vilar do Pinheiro até à Praça de Luís de Camões, onde se situa o grandioso imóvel, o Povo de Vila do Conde e do seu grande Concelho, sairá a festejar, a aplaudir, a agradecer ao Ilustre Homem Público, a honra que lhes dá.
«Renovação» saúda o Senhor Ministro da Justiça, Mestre de Direito em quem o País confia.
.
NOTA - É interessante saber, que a fotografia que acima vos mostro, é a mesma que podemos observar no jornal "Renovação".
.
FONTE - Jornal, "Renovação".

4 comentários:

Anónimo disse...

E então ninguém diz nada sobre este Palácio, sobre o qual a profundo conhecedor da matéria, ouvi um dia dizer, com muita acuidade, tratar-se mais propriamente de um
Palácio da Injustiça?
E os outros?
Quem não se lembra dos casos da Casa Pia, Caldeiras, e tantas outras «caldeiradas» por esse país espalhadas?
Vá lá, obrem, aproveitem enquanto o Palácio está em obras...

a) Cereja

PS: O caso da Casa Pia, já vai em 5 anos de sucessivos julgamentos, requerimentos, protelamentos, e outros adiamentos.

Anónimo disse...

Pois é, o palácio da justiça esta em obras. Ao que dizem,deixará de haver audiências aqui, passando apenas a ter serviços administrativos.
Mais uma grande perda para Vila do Conde.
Imaginem esta terrinha sem o movimento do palácio da justiça.
Carlos Castro

Anónimo disse...

Amigo Castro,
Desculpe lá, mas eu até nem acredito!
Então depois do Hospital, também
vai o Tribunal?.
Mais uma Injustiça!...
Onde param aquelas forças "vivas e dinâmicas", que um dia até ameaçaram
cortar a linha do comboio, ali no
Lugar dos Caseiros, se lá não pusessem um guarda na passagem de nível?
Enfim, paciência.

Cereja

A. Ramos disse...

Acho que se trata, efectivamente, de um "palácio", e bem bonito. Já não estou tão certo de que aí se faça, sempre, justiça...
Parece-me que Vila do Conde não deveria esquecer o arquitecto que o pensou e lhe deu forma, e que foi o Arq. Januário Godinho, com atelier no Porto.
Aquele "artista" aproveitou a oportunidade para ali prestar uma pequena homenagem aos estaleiros navais da nossa terra, como se pode ver na forma original como concebeu a sala de audiências.