01 dezembro, 2008

PESCADOR BACALHOEIRO















Na primeira foto, mostro uma fotografia tirada pelo Carlos Adriano, não sei se será um pescador bacalhoeiro, mas é certamente um dos muito nossos Homens do Mar.
As seguintes fotos, foram tiradas de uma fantástica revista, que se chama OCEANOS, n-45, e certamente as pessoas que a conhecem, me darão razão quanto à sua excelência.
A última foto, é sómente para vos mostrar em pormenor a bússola que era , ou é, distribuida aos pescadores, (que se pode ver na segunda e terceira fotos) aquando do início da sua faina a bordo dos minúsculos dóris.
Este é um assunto, que melhor não sei abordar, mas é meu intuito sómente, mostrar a coragem dos nossos pescadores.

3 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Tenho um exemplar da Oceanos nº45 sobre a Faina Maior e sem dúvida é de excelente qualidade, como as fotos o demonstram. Mostrarei esta foto da agulha de marear (bússola) ao meu pai neste Natal em Portugal a ver se era igual à que ele usava no dóri. As fotos são de uma campanha de pesca do lugre-motor "Brites".
Era impressionante a parefernália de palamenta, aprestos de pesca, etc que um dóri levava e os moços muito tinham a aprender sobre como o preparar para o 1º dia em que sairiam para a pesca à linha.
Artes e saberes de mar fabulosos.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Congratulo-me por o Carioca da Vila, de vez em quando se voltar para o mar, fazendo assim jus ao facto de Vila do Conde, ainda
hoje, ser conhecida como antiga terra de valorosos marinheiros e pescadores.
Apesar de tudo, mau grado o sofrimento e agruras então vividas, é sempre bom recordar
parte desta palamenta com a qual
lidavamos diáriamente na nossa
juventude, tais como os remos com pinhas de anel de três, nepas, forquetas, fokin, etc, e esta bela bússola da Casa Garraio, ali na Avª 24 de Julho, em Lisboa.
E este mar, espelhando em redor?
Saudades da Gronelândia.

a) Cereja

J.pião disse...

Solidão,um homem só num dóri durante tantas horas por dia,más eu sei dakilo que falo.O pescador arriava no dóri havia o cesto com trol os remos, a véla,e uma minuscula agulha de marear,que orientava o pescador em espeçial em dias de nevoeiro.Obrigado carioca da vila comprimentos ao Fangueiro e a todos ...jaimepiao@hotmail.com