Situada em terreno alto, que é um prolongamento do Monte do Mosteiro, próximo da extremidade norte da rua do nome do Santo da sua invocação, a qual , corre quasi parallela à estrada - rua de D.Luiz , - a capella a que nos referimos , pequena e de archquitectura muito singella , é quase todo o anno visitada pelos devotos que recorrem ao seu orago , a fim de obterem pela sua intersessão , cura das doenças de que soffrem , quando ellas são das que o mesmo é advogado .
Ainda não vae longe o tempo em que no dia 15 de Janeiro , o arraial da festa que ali se realisava em honra d´aquelle Santo , se constituia n´uma importante feira , tal a concorrencia que ao local affluia . Actualmente ainda a concorrencia é n´aquelle dia e no domingo immediato , muito grande , mas o aspecto que no primeiro destes dias o local outrora apresentava é que já não é o mesmo , porque d´essa feira , que principiava no dia 15 de Janeiro , e durava oito dias em epocha muito remota , e que mais tarde , passou a durar 3 dias , e ainda ha cerca de 40 annos era importante no dia do Santo . Actualmente nada mais resta do que o que se encontra em outro qualquer arraial .
( extrato do publicado no jornal acima referido. )
2 comentários:
Alguem me sabe explicar,o que é, e para que serve aquele paredão construido junto á capela do lado Norte,ou melhor no terreno da antiga biblioteca pelo lado Sul?
Pergunta ao Antonio.
Enviar um comentário