13 janeiro, 2008

O RIO DEVE UNIR

Extrato do publicado em - Commercio de Villa do Conde , de Janeiro de 1908.

... O rio é funda impressão que separa no velho continente a Europa da Ásia ; limite de reinos e de imperios , linha departamental , termo de provincias e bispados , balisa de comarcas e concelhos , marco de parochias e aldeias .
Mas , se olharmos a que as povoações se defrontam das margens , vê-se que o rio tem o raro condão de extremar os povos approximando-os ao mesmo tempo , e confundindo-os até em suas aspirações e crenças fazendo-os commungar na mesma ideia , no mesmo sentimento e vontade. ...

2 comentários:

Anónimo disse...

Para que não fique sem qualquer
comentário, esta foto diz respeito a uma visita do então Ministro das Obras Públicas, engº Arantes de Oliveira, que aqui veio na década de sessenta, a convite do então membro da Assembleia Nacional, engº Rodrigo de Carvalho, que após uma intervenção na dita Assembleia o convidou a cá vir, para tratar das Obras do Porto de Vila do Conde.
Os barcos à vela, na maioria das
Caxinas, faziam parte da
manifestação para o efeito convocada.
Aguardemos que numa das suas
próximas intervenções na agora
denominada Assembleia da República, o vilacondense Lúcio Ferreira, faça algo de semelhante
em prol da sua Terra.
Aguardemos.
a)Cereja

José Cunha disse...

Só hoje vi este comentário , e é realmente muito útil , pois tenho a fotografia das entidades junto ao Socorro , e , assim , fico a saber que as duas se complementam.
Obrigado , Cereja .