30 janeiro, 2008
28 janeiro, 2008
LAMPREIAS NO AVE
25 janeiro, 2008
INTERIOR DA IGREJA MATRIZ
23 janeiro, 2008
INTERIOR DA CAPELA de N. S. da GUIA
22 janeiro, 2008
DO VELHO MIRANTE , VÊ-SE MAIS LONGE.
As senhoras que podemos ver no mirante , por certo , estarão sómente a admirar todo o panorama da praia, , mas , o meu amigo Luís Ferraz , dali observa , ... vê mais longe , e assim irá mostrar-nos o que acontece noutras paragens.
http://velhomirante.blogspot.com
A morada deste sítio, podem vê-la em GENTE DA VILA (VELHO MIRANTE).
20 janeiro, 2008
O PALACE HOTEL
18 janeiro, 2008
O VELHO MIRANTE
Este mirante na nossa "praia de banhos" , deverá ser dos primeiros a ser lá colocado , pois as outras fotografias que tenho do local , mostram-nos o aumento do toldo ou cobertura , e , mais tarde , começa a ver-se o mirante parecido com o que nos nossos dias podemos ver.
Recordam-se que no ano de 1965, (?) em Fevereiro , um temporal destruiu o que na altura lá se encontrava ?
16 janeiro, 2008
MIRADOURO DE SANTO AMARO
Uma mirada do Miradouro de Santo Amaro , para o largo , era obrigatória.
Se o mar estava calmo , embarcavam finalmente ; se , pelo contrário , estava vivo , eles , metendo pela congosta que , pelas traseiras da capela , os levava a outras que comunicavam com a rua da Lapa , seguiam em direcção aos seus lares . Não se cavava o mar , ia cavar-se a terra , que , como o mar os alimentava.
em - HISTÓRIAS CONTADAS PELO COMANDANTE JOÃO DOS REIS.
( Desta história depreendo que , os homens do mar , ainda não teriam chegado às proximidades deste , pois Vila do Conde ainda pouco se estenderia para poente )
Se o mar estava calmo , embarcavam finalmente ; se , pelo contrário , estava vivo , eles , metendo pela congosta que , pelas traseiras da capela , os levava a outras que comunicavam com a rua da Lapa , seguiam em direcção aos seus lares . Não se cavava o mar , ia cavar-se a terra , que , como o mar os alimentava.
em - HISTÓRIAS CONTADAS PELO COMANDANTE JOÃO DOS REIS.
( Desta história depreendo que , os homens do mar , ainda não teriam chegado às proximidades deste , pois Vila do Conde ainda pouco se estenderia para poente )
14 janeiro, 2008
SANTO AMARO
Situada em terreno alto, que é um prolongamento do Monte do Mosteiro, próximo da extremidade norte da rua do nome do Santo da sua invocação, a qual , corre quasi parallela à estrada - rua de D.Luiz , - a capella a que nos referimos , pequena e de archquitectura muito singella , é quase todo o anno visitada pelos devotos que recorrem ao seu orago , a fim de obterem pela sua intersessão , cura das doenças de que soffrem , quando ellas são das que o mesmo é advogado .
Ainda não vae longe o tempo em que no dia 15 de Janeiro , o arraial da festa que ali se realisava em honra d´aquelle Santo , se constituia n´uma importante feira , tal a concorrencia que ao local affluia . Actualmente ainda a concorrencia é n´aquelle dia e no domingo immediato , muito grande , mas o aspecto que no primeiro destes dias o local outrora apresentava é que já não é o mesmo , porque d´essa feira , que principiava no dia 15 de Janeiro , e durava oito dias em epocha muito remota , e que mais tarde , passou a durar 3 dias , e ainda ha cerca de 40 annos era importante no dia do Santo . Actualmente nada mais resta do que o que se encontra em outro qualquer arraial .
( extrato do publicado no jornal acima referido. )
13 janeiro, 2008
O RIO DEVE UNIR
... O rio é funda impressão que separa no velho continente a Europa da Ásia ; limite de reinos e de imperios , linha departamental , termo de provincias e bispados , balisa de comarcas e concelhos , marco de parochias e aldeias .
Mas , se olharmos a que as povoações se defrontam das margens , vê-se que o rio tem o raro condão de extremar os povos approximando-os ao mesmo tempo , e confundindo-os até em suas aspirações e crenças fazendo-os commungar na mesma ideia , no mesmo sentimento e vontade. ...
11 janeiro, 2008
OUTRO LAGO
Nunca ouvi falar deste lago , mas suponho que ficaria a norte do Campo de Jogos (ténis) , logo , à esquerda da imagem ficaria a capela do Desterro .
A casa que se vê do lado direito , e num plano intermédio , penso ser a do Comandante , e assim , faria esquina com a rua João Canavarro .
Estarei correcto ?
09 janeiro, 2008
O LAGO
07 janeiro, 2008
PONTE SOBRE O LAGO
04 janeiro, 2008
CORÊTO
Sob a direcção do mestre pedreiro Sr . Joaquim Monteiro da Silva , continuam com toda a actividade as obras para a construção do corêto da Avenida Júlio Graça .
Já foram abertos os sulcos para os alicerces .
O AVE - 8-3-1896.
NOTA - Como curiosidade , posso vos contar , que nos baixos deste corêto , meus avós , em 1920 , tiveram a sua primeira venda de bolos .
02 janeiro, 2008
A AVENIDA
Primitivamente teve lagos , pontes , parte arborizada , semelhando um parque , entre a rua de Eduardo José Coelho , hoje Avenida do Coronel Alberto Graça , e de Sacadura Cabral , e a frontaria do actual Campo de Jogos .
HISTÓRIAS CONTADAS PELO COMANDANTE JOÃO DOS REIS.
01 janeiro, 2008
ÓRGÃO e PÚLPITO da IGREJA de SANTA CLARA
Nas paredes nuas da nave há apenas um órgão do séc XVII , assente num balcão rendado em estilo rocaille , e um púlpito de pau - santo com lavores de metal parecidos e da mesma época dos que se encontram nas Igrejas de S . Francisco e da Misericórdia. ....
em VILA DO CONDE , de Joaquim Pacheco Neves.
Subscrever:
Mensagens (Atom)