17 outubro, 2007

PRAIA DE BANHOS


--------------------------------------------------------------------
Vae ficando deserta ! Os primeiros frios do Outonno pozeram em debandada muitas famílias de banhistas . Já se nota uma grande differença no movimento da rua Bento de Freitas , que começa de novo a ficar silenciosa e triste . Até ao anno ! -- é ocasião de dizermos a todas essas famílias que nos honraram com a sua permanencia nos mezes quentes do estio . Oxalá que d´aqui levem as melhores recordações e as mais gratas lembranças . As que deixam são as mais saudosas e agradaveis . Em cada dia que passa despovôa-se uma caza , e desaparece um d´esses bandos alegres e loiros de creança , que enchiam aquella pittoresca vastidão com os seus alegres sorrisos e inquietos brinquedos.
Nós cá ficamos na algida melancolia do inverno , com as suas noites frias e eternas , á espera d´esses mezes alegres e temperados que nos trazem as flôres e os banhistas . Que voltem rapidos e felizes é o que todos desejamos .

-------------------

JORNAL DE VILLA DO CONDE - 1887 .

2 comentários:

José Guedes disse...

Que bom que seria viver numa Vila do Conde sem automóveis ... e sem os actuais "banhistas" !
Os do antigamente eram poucos e , de uma forma geral , educados e civilizados . Mas os milhares de "voyeurs" que hoje se instalam à beira mar , "enlatados" nos seus carros préviamente colocados em plateia estratégica , só servem para retirar a paz aos residentes .
Além do mais , consta que trazem farnel ...

Anónimo disse...

como é boa Vila do Conde para, ...dormir...!