12 outubro, 2007

O AVE ...EM PERIGO !

-------------------------------------------------------------------------------
A República. n-1 de 18-12-1910.
---------------------------------
A "Propaganda" da Póvoa de Varzim , lança , segundo nos informam , a ideia de fazer derivar a água do nosso rio para aquella villa , aproveitando-as para certas necessidades da hygiene publica....
Em 25-12-1910.
----------------
A "Propaganda " da Póvoa de Varzim , não abandonou a ideia de nos levar para lá a agua do Ave , para nada contando com a nossa natural e legítima resistência a tão audaciosa como extravagante tentativa de esbrilho se um dia alguem se lembrasse de tornar em facto o devaneio poetico do Sr. Candido Landolt.
Com mais respeito pelas nossas susceptibilidades e pelos nossos direitos , já o POVEIRO , nosso colega d´aquella villa , lhe assignalou os inconvenientes de tal disparate ; mas a "Propaganda" prossegue intrepidamente na sua defeza na convicção , que decerto o desvanece , de estar a propugnar uma ideia genial.
Pois que viva o bravo e fecundo jornalista n´essa convicção grata , e não falte na Povoa alguem a propor-lhe a coroa civica com que os antigos gregos premiavam os seus servidores illustres.
-----------------------------------------------------------------------------
NOTA - Foi realmente uma interessante notícia , e , também por mera graça , saibam que em 10 de Setembro de 1918 esteve um dia chuvoso, pois é uma das notícias que no verso deste postal , posso ler.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hoje, o Rio Ave já não correria o perigo de ser parcialmente desviado
para a Póvoa, porque è tanta a porcaria que ele contém, que os poveiros não estão mesmo nada interessados em ter tão grande esgoto a correr ao pé da porta.
Bap