31 outubro, 2007

CEMITÉRIOS


- HISTÓRIAS CONTADAS PELO COMANDANTE JOÃO DOS REIS -

Os lugares onde estão hoje estes dois cemitérios eram campos de cultivo ; aquele onde está o Cemitério Municipal chamava-se Campo da Choca , apelido ou alcunha da sua proprietária .
Com a lei que proibia os enterramentos nas igrejas , e em virtude de o cemitério de Nosso Senhor do Desterro não comportar mais enterramentos , a Câmara procedeu á desapropriação do tal campo , que passou a cemitério ; mais tarde , as ossadas que existiam no cemitério de Nosso Senhor do Desterro foram transferidas para o novo .
---------------------------------------------------------------------------------

3 comentários:

Anónimo disse...

Belíssimas fotografias da nau "Vila do Conde" e dos "Arcos" ilustram agora o "Carioca" . Parabéns ao fotógrafo , pelo bom gosto , e a Vila do Conde , por ser cada vez mais bonita .
Lembra-me a Jacqueline Bisset , que era linda aos 20 anos e que se tornou lindíssima aos 50 !
Z

José Cunha disse...

O fotógrafo agradece.
Ontem , dia 1 , " armei-me " em profissional , e saí de casa de máquina fotográfica.Coitadinha da máquina ,...mas , o resultado é pelo menos satisfatório.
Não foram só os nossos antepassados que realizaram importantes obras , nós também vamos deixar a nossa "marca" aos vindouros .

ZC

Faria Correia disse...

A foto aqui representada é cópia de uma aguarela do pintor inglês Vivian, que visitou o nosso país.
Analisando o aqueduto e a torre sineira do Convento de Nossa Senhora da Encarnação (vulgo mas errado de São Francisco), fica-se com a sensação de que a pintura não foi consentânea com a visualização. A pintura é anterior à existência de Cemitérios obrigatórios pela legislação do Liberalismo.