03 agosto, 2011

CONFRONTOS.



Quem diria que se trata do mesmo espaço. Mas falta o cheirinho a madeira, as altas vozes para se sobreporem ao barulho das serras, e até meninos que por ali brincavam entre os toros de madeira como se de ratos se tratassem.

Uma outra época, uma outra Vila do Conde, mas que me deixa saudade.



4 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Tem toda a razão e ainda tive a sorte de ficar com imagens como esta na memória quando miúdo e passava aqui. Os tempos mudam, mas as vontades essas dependem de cada um e muito de quem manda. Vila do Conde fez-se e implementou-se a nível nacional devido aos seus centenários estaleiros e porto comercial, que colocavam a "Vila" nas rotas entre Norte e Sul da Europa. Relegar e completamente "limpar" esta tradição para um par de pavilhões longe de tudo em Azurara, que ninguém vê ou sabe o que lá se faz, foi uma das vontades de quem manda. Porque quem manda, pode! Fica o tapete verde cheio de História, uma casa com um barquinho que deve atraír milhares e milhares e uma bela nau precisamente a dar o exemplo das maravilhas que se faziam especialmente onde ela está. Resumindo, quem visita Vila do Conde não faz ideia dos estaleiros e daqui a um par de décadas já poucos residentes se lembrarão disso. Dá a sensação que os estaleiros tradicionais (e outros marcos) eram "porcarias" que era preciso limpar da cidade. Hajam fundos europeus!

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Faria Correia disse...

Que os estaleiros tivessem mudado de local, não entranvando o transito à beira rio, vai que não vai. Estão noutro local com mais desafogo, é certo, mas longe da vista de quem nos visita. O que é de lastimar, sem sombra de dúvida
e, com total irresponsabilidade da adesão à União Europeia, é
a frota de pesca e também outros sectores da economia portuguesa terem sido desactivados, como a pesca que prejudicou a construção naval e quem dela vivia. E fiquemos por aqui, para não desancarmos com toda a razão em quem levou Portugal à situação ruinosa em que vivemos e que, pelos vistos, se vai agravar ainda.
Elegemos democraticamente os Govenantes, e eles passam a gerir em função duma oligarquia do capital!...

Anónimo disse...

"ratos" vírgula...também andei por aí nesse tempo e não me pareço nada com um rato....

José Cunha disse...

Eu também!