17 junho, 2011

CURIOSIDADES.



Uma declaração ANTI-COMUNISTA, foi um dos documentos que Maria Beatriz Estrela Graça - Mestra de Oficina de Rendeiras - teve de enviar em Julho de 1969 para a Directora da Escola Industrial Aurélia de Sousa no Porto, para preenchimento de vaga de Mestre Efectivo.


Visitando a exposição ANOS 60, verão neste expositor, bem no centro, este documento. Certamente, poucos nele terão reparado, compreendo, pois a vista foge-nos constantemente para observar tamanha beleza patenteada naquela almofada e renda.


E aquele pequeno e lindo álbum, também é digno de nota. Pertence a Dona Maria Pinto lapa, e nele a podemos ver retratada.

2 comentários:

Anónimo disse...

O que mais me espanta é que sempre se fala nas rendilheiras e nunca na pessoa que ta por detras da invenção do pique.É que a arte só é feita porque existe o pique, só a partir dele é que se faz a renda. Já era tempo de pesquisarem um pouquinho mais e falarem daqueles que ninguem vê e que fazem obras magnificas.

José Cunha disse...

Já há bastante tempo atrás, me referi a alguns vilacondenses que faziam esses piques.
"Já era tempo" ?
Como saberá, não tenho qualquer obrigação de ter esses conhecimentos, e, neste mesmo lugar poderá contribuir para que todos fiquemos mais elucidados.
Todos lhe agradeceríamos.