
30 abril, 2010
PONTE D´ESTE.

29 abril, 2010
28 abril, 2010
ARTES DE PESCA.

NASSA DA FANECA, ou GALRICHO.
No blog do António Fangueiro - CAXINAS...de "Lugar" a Freguesia - ( http://caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt/ ) a 26 de Abril de 2010 ele publicou um artigo que nos fala destas artes, e como a Maria Teresa nos dá conta no seu livro do mesmo assunto, passo a citar:
Nassa da faneca, é um círculo de ferro, que tem de diâmetro cerca de 1 metro, e ao qual está presa a rede em forma de saco. O círculo é cortado por 4 peças móveis, perpendiculares, às quais se fixa a isca. É fundeado onde se sente a faneca, a qual logo começa a acudir à isca. Puxa-se então de repente por um cabo fixo na junção das peças, que se erguem, ficando o peixe dentro do saco. Não é usado na Bajoca, e em Vila-Chã dão-lhe o nome de galricho.
26 abril, 2010

.
23 abril, 2010
( clique na imagem para a ver aumentada )
.
Na postagem de 29 de Março, na foto aí exibida, vê-se num plano intermédio, o espaço onde hoje se situa o monumento á rendilheira, e dizia eu então, que "o espaço parece inacabado".
Mas, lendo o único comentário, que pertence ao "Cereja", e a este respeito, ele refere o seguinte :
.
- Quanto ao «espaço onde hoje está o monumento á rendilheira, parece inacabado», trata-se antes de uma parte do cais que foi derrubado temporáriamente para estar ao serviço da Construção Naval.
Naquele tempo construiu-se aí um lugre, cujo Gurupés ia até à Praça Hintze Ribeiro, hoje Praça da República. Portanto, o navio foi construído paralelamente ao rio. Disto, há fotografias existentes algures - .
.
Obs : Esta foto pode-se ver num postal da Tipografia Minerva, e pode ser uma das fotos a que o "Cereja" se refere.
É de anotar, que esta fotografia mostra um momento do início do século vinte, ou ( olhando o estado em que se vê o Convento ) anterior.
22 abril, 2010
.
VILA DO CONDE E AZURARA, em meados do século passado.
Esta fotografia tem algo de curioso, pois é muito raro ver-se do lado de Azurara, logo depois da ponte, aquelas enormes árvores que lá existiam, quase formando um túnel.
Até era muito interessante, mas realmente a estrada ficava demasiado estreita.
21 abril, 2010
19 abril, 2010
NO TERREIRO.

16 abril, 2010
IMAGEM PEREGRINA.


BOAS NOTÍCIAS.

14 abril, 2010
.
12 abril, 2010
A PESCA DO BACALHAU.

11 abril, 2010
GENTE DA MINHA TERRA.

" PENA NÃO HAVER MAIS GENTE "
.
ANA TROCADO MARQUES.
FONTE - Jornal de Notícias - Março - 2010.
02 abril, 2010
A CURVA DO CASTELO.
.
É também uma linda fotografia. Mostra-nos ainda em construção o "Bar do Fluvial", e que mais tarde seria o restaurante da Dona Arminda.
Vê-se também, como era a última curva que o rio Ave tinha que vencer para chegar ao mar.
Realmente estas fotografias de Carlos Adriano, são no todo, um documento único de Vila do Conde ao longo de todo o séc XX. Esperemos que um dia alguém se debruce num estudo sobre toda esta documentação, e que vá muito além desta brincadeira que temos vindo aqui a fazer no "Carioca".
.
NOTA- DURANTE A PRÓXIMA SEMANA, NÃO VOU APARECER POR AQUI. Vou ter saudades da vossa companhia, mas de vez em quando, sabe bem parar um pouco.
UMA FELIZ PÁSCOA.
01 abril, 2010
O VAZIO
.
O ter publicado ontem aquela fotografia aérea, era a "deixa" para hoje vos mostrar esta.
Reparem que da zona da Avenida Júlio Graça, que acabaria a sul do "ténis", e não sei se a capela de S. Tiago ainda existiria, até ao Castelo há todo um vazio, que, como sabem, antigamente se chamava a "Cova da Andorinha", que se prolongava até para os lados das Caxinas, e só mais tarde começou a ser "rasgada" por artérias, sendo a primeira a Bento de Freitas.
É realmente uma maravilha de fotografia.