10 agosto, 2009

UM QUADRO PINTADO A ÓLEO.
.



Dias atrás, o "Cereja" disse-nos que na antiga Casa dos Pescadores havia um velho quadro de
"M.ADRIANO" . Eu sabia que tinha um, mas não recordava onde ele estaria. Pois bem , encontrei-o. É grande, 56x44, e tem realmente a assinatura no canto inferior direito que se vê ampliada na segunda foto do nome do quadro referenciado pelo Cereja. Peguntando-lhe aqui nos comentários, ele diz-me, embora sem confirmação que seria de um pintor retratista, irmão de Joaquim Adriano, portanto , tio de Carlos Adriano. Por minha parte, também procurei saber junto de Ezequiel Adriano, filho do T´i Pedro e sobrinho do Carlos Adriano, mas infelizmente não sabe.
Haverá alguém que nos esteja a ler, e possa nos dar uma ajuda?
Por trás do quadro, há colado um pequeno papel com o nome do comprador, (meu pai ) e com um número, o 15, daí eu pensar que tenha sido comprado numa exposição, mas infelizmente, embora o quadro seja de meu pai, ele nada recorda, daí eu pensar que o quadro seja mesmo "velhinho".

3 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Fico muito contente ao ver este quadro, pois denota que M.Adriano terá pintado vários e o José é o feliz detentor de um deles.
Toda a luz desta obra está excelente. Não consigo é estar certo que é nas Caxinas, pois o posicionamento daquelas pedras não me é familiar.

Obrigado José por nos mostrar isto.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Em relação ao Manuel Adriano, já encontrei o antes referido texto,
onde se narra parte da vida e obra do artista.
O magnífico quadro, que em tempos me havia sido oferecido, e eu entendi que não o devia aceitar, neste momento estará a bom recato, para ser restaurado, em prol do património desta Terra, tal como então pretendia.
No decorrer da próxima semana, penso entregar ao "Carioca da Vila", o texto e foto.
Portanto, "ressuscite-se" o nosso Museu do Mar, local onde tal quadro
deve ficar...

Cereja

José Cunha disse...

Quando esse MUSEU DO MAR existir, e se os responsáveis acharem por bem, terei todo o prazer em ofertá-lo, pois coisas destas não podem pertencer a uma pessoa, deverão pertencer á comunidade, e, um local desses seria o mais apropriado, para então sim, ficar guardado.