31 agosto, 2009

OS ASSENTOS.

Esta fotografia, quase a catalogaria como inédita, pois de tantas fotos que possuo deste ângulo, esta é a única em que o fotógrafo se encontra numa posição mais recuada, e nos mostra este muro do lado esquerdo da imagem, que eu desconhecia.
Penso ser uma foto muito rara, pois as outras mostram-nos "os assentos"em plena curva do rio, e que dá o nome á curva na estrada, que todos nós conhecemos como "A CURVA DOS ASSENTOS".
E, é anterior aos anos trinta, pois mostra Santa Clara ainda em ruínas, e ainda aquela pequena seca, que seria de bacalhau (?), e onde mais tarde foi uma "lota".

5 comentários:

Anónimo disse...

e porque é que se chama "dos assentos"?

ah

José Cunha disse...

Penso que a razão, será porque nesse local ainda hoje se pode ver, e usufruir, de uns assentos em pedra, exactamente a uma dezena de metros adiante, de onde se encontra o fotógrafo.

Anónimo disse...

Essa será a conclusão mais fácil e mais rapida a que se chega,no entanto parece que o "lugar dos assentos" vem de tempos em que os bancos em pedra ainda não existiam,pois já vi referencias a este lugar por haver lá mais para a barra,um posto de control de trafego das embarcações,onde eram assentados(anotados) as respctivas entradas e saídas das mesmas.
Sobre o muro de que fala o amigo Zé Cunha,ele não está lá,é pura ilusão optica.Aquilo que parece o muro é relva,e o que parecem portas são dois "moirões" de amarração dos navios.Reparem nas respectivas sombras.
Tambem me parece que nesta fotografia os bancos de pedra ainda lá não se encontravam
A Carmo

José Cunha disse...

Sempre a aprender!
Já olhei repetidamente para as ditas sombras, mas não consigo vislumbrar o que dizes, mas claro que faço fé naquilo que nos contas, pois dessas paragens, ouves tu histórias desde miúdo.
Obrigado Carmo.

Anónimo disse...

haystack salvage drummond cregg glean occurrence phone rebeccablood invokes esas anzsic
semelokertes marchimundui