
31 agosto, 2009
OS ASSENTOS.

28 agosto, 2009
.

26 agosto, 2009
PERCURSO PITORESCO

FONTE - Boletim da Câmara Municipal de Vila do Conde.
24 agosto, 2009

Este apreciado agrupamento folclórico, verdadeiro espelho dos usos , costumes e tradições das nossas gentes do mar, realizou agora mais um festival que teve a particularidade de se realizar na praia.
FONTE - "Jornal de Vila do Conde" de 6-8-2009.
21 agosto, 2009
A DANÇA DO PELOURINHO.



19 agosto, 2009
FONTE - RIO AVE-magazine "O TRILHO DO ÊXITO".
17 agosto, 2009
.
Num comentário de 12 de Agosto com o título " RECORTES DE VILA DO CONDE " , e com o sub-título , " DOCA" , o "Cereja", um dos habituais comentadores, identifica alguns prédios como o do Jerónimo "Coisa Ruim", do "Anjinha", da tia Olga, e ainda o dos Baltazares.
Encontrada esta foto, ela merece ser hoje aqui colocada, pois, aparentemente (?) será da mesma época, mostrando-nos inclusivamente umas cheias , que serão as de "60" (!?).
Tentar obter uma foto actual , tirada do mesmo ângulo, é tarefa impossível, pois devido ao crescimento urbano, toda esta zona está alterada, e eu recordo sómente esta velha casa do lado direito da foto, mas já em ruínas.
Para os mais novos, saibam que nas costas do fotógrafo, estaria um campo de cultivo, que posteriormente a esta data esteve durante alguns anos o Quartel dos Bombeiros.
14 agosto, 2009
de 1944.
É um velho postal, datado de 1944 e em muito mau estado, mas , o que está escrito no verso é interessante, e não posso deixar de vos contar.
Determinado senhor, que passando férias em Vila do Conde, escreve ao amigo que deixou em Lisboa. E, o que de curioso vos quero relatar, do que no postal está escrito ,é o seguinte :
" Ele agradece a entrega do pão a um sobrinho em Lisboa, e conta que por aqui, em Vila do Conde, o pão é bom, e não tem faltado, embora não esteja racionado ainda, mas lá irá."
=========================================
Embora a Europa estivesse em guerra, por aqui acontecia a inauguração do Mercado Municipal, do Bairro Piscatório, era criada a Paróquia das Caxinas, e também se inaugurava o Cine-Teatro-Neiva.
12 agosto, 2009
Em "flash", e durante este mês de Agosto, por manifesta falta de tempo, e algum cansaço á mistura, irei mostrar-vos com o título RECORTES DE VILA DO CONDE, velhas fotografias, e não fazendo eu qualquer observação ao que se possa mostrar, deixando tal tarefa ao cuidado dos leitores.
10 agosto, 2009
.


Dias atrás, o "Cereja" disse-nos que na antiga Casa dos Pescadores havia um velho quadro de "M.ADRIANO" . Eu sabia que tinha um, mas não recordava onde ele estaria. Pois bem , encontrei-o. É grande, 56x44, e tem realmente a assinatura no canto inferior direito que se vê ampliada na segunda foto do nome do quadro referenciado pelo Cereja. Peguntando-lhe aqui nos comentários, ele diz-me, embora sem confirmação que seria de um pintor retratista, irmão de Joaquim Adriano, portanto , tio de Carlos Adriano. Por minha parte, também procurei saber junto de Ezequiel Adriano, filho do T´i Pedro e sobrinho do Carlos Adriano, mas infelizmente não sabe.
Haverá alguém que nos esteja a ler, e possa nos dar uma ajuda?
Por trás do quadro, há colado um pequeno papel com o nome do comprador, (meu pai ) e com um número, o 15, daí eu pensar que tenha sido comprado numa exposição, mas infelizmente, embora o quadro seja de meu pai, ele nada recorda, daí eu pensar que o quadro seja mesmo "velhinho".
07 agosto, 2009

Esta fotografia vem no seguimento da anterior, e acho-a lindíssima. É grande 30x22, e está emoldurada, e conheço-a desde menino, pois estava na casa de minha família. Terá, pelo menos, uns sessenta anos e até meu pai já dela não recordava.
Será do tempo, em que se começava a colorir as fotografias, e nesta, o acrescento da cor, resulta plenamente. Mas, como é costume, também desconheço o seu autor, parece-me ver "Manel" no canto inferior direito, mas não tenho a certeza.
Conseguem ajudar?
05 agosto, 2009
CARLOS ADRIANO

========================================================
Penso que esta foto do Carlos Adriano, será anterior a 1937, pois dias atrás vimos na viagem do Bernardino á Póvoa, (como sabemos foi em 1937) que o paredão sul do porto de abrigo, estaria a ser construído, e atendendo á precária protecção que a estrada possuia, e vendo ainda que as pessoas estavam todas olhando o mar, certamente estaremos a ver momentos de algum temporal, ou, quem sabe, de alguma embarcação em perigo, e assim, penso que com a construção dos molhes, todo este cenário do mar ameaçando a estrada ficou resolvido.
A segunda foto, muito recente, coloquei-a aqui para podermos constatar as profundas transformações deste local, e, propositadamente mostro-a a "preto e branco"para que as diferenças sejam observadas com o mesmo olhar, pois o colorido em que seria mostrada a segunda foto, iria, de certo modo, desmaiar as diferenças.
NOTA - Não tenho a certeza se esta velha foto, é do Carlos Adriano, e por favor, se alguém souber, comunique-me, para que eu possa corrigir.
03 agosto, 2009

.
Diz-nos o António, como já repararam num comentário seu de 1 de Agosto, que este avião não será uma "Fortaleza-Voadora", mas sim, um "Avro- Lancaster", produzido a partir de 1942, e um dos mais famosos Bombardeiros nocturnos da Segunda Guerra Mundial.
E, pelas iniciais "PG", o António conseguiu identificá-lo como sendo do esquadrão n* 619 da RAF, ao serviço entre 1943 / 1945.
CURIOSAMENTE, EM 1944 , ACONTECE O APARECIMENTO DA INSTITUIÇÃO DA PARÓQUIA DE NOSSO SENHOR DOS NAVEGANTES.
02 agosto, 2009
01 agosto, 2009
IDENTIFICAÇÃO DE LOCAL
( Clique na imagem para a ver aumentada )
Há uns dias atrás, o HUGO RAMOS, enviou-me algumas fotografias de aviões, que descobriu no arquivo da Câmara, e escolhi esta para vos mostrar, pois, penso, que as outras já aqui as tinha exibido.
Ajudem a descobrir o local onde jaz o avião, (julgo ser este que intitulam de Fortaleza Voadora) que parece-me ser, ou Caxinas ou Vila - Chã .
Que vos parece ?