20 outubro, 2008

A VIAGEM DA CAPELA

A CAPELA QUE ACTUALMENTE SE ENCONTRA NO CEMITÉRIO
.
Vou transcrever três textos, colhidos de diferentes publicações, pois só assim conseguimos ter uma melhor compreensão da "viagem da Capela".
.
texto 1
1531 - Por alvará de D.João III, é trnsferida para a entrada da Rua da Lapa a Capela de S.Sebastião, edificada no campo do mesmo nome. Muito mais tarde - em 1853 - foi para o Cemitério Municipal, onde actualmente se encontra.
.
texto 2
LARGO DE S.SEBASTIÃO.
Esta designação, é devida a ter existido no actual largo uma capela devotada ao Santo Mártir, a qual foi transferida para o cemitério público, hoje Municipal - ANTIGO CAMPO DA CHOCA - pelo ano de 1855, em virtude da construção da estrada real, de Vila do Conde à Póvoa.
A ESTRADA PARA A PÓVOA SERÀ POR VOLTA DE 1855.
.
texto3.
A CAPELA DE S.SEBASTIÃO.
Jazigo dos Carneiros de Sá.

Anos antes de D.Manuel I passar por esta vila, a Câmara e o Povo tinham dado início a uma nova matriz no lugar e Campo de S. Sebastião, templo que este rei mandaria acrescentar e modificar a seu gosto, para ser um dos mais belos dos da sua época.
No lugar onde está hoje a nossa igreja, havia um capelinha da invocação do Mártir S.Sebastião. Mandara-a construir a Câmara por ocasião de uma grande peste. Ficava voltada para o mar e uma estreita viela que terminava junto de um forno de cozedura de pão, e de que era proprietário ou arrendatário um tal Brás Eanes. Ladeavam a viela do forno uns terrenos pertencentes aos Sás, família nobre oriunda da cidade do Porto, e que se radicara em Vila do Conde no séc. XV. Um dos Sás, mandou fazer no último quartel do séc XVII um grande solar que tinha por baixo um arco onde se entrava para a viela.
Com as obras da Praça Nova, iniciadas no segundo quartel do séc. passado, solar e viela desapareceram.
Para fazerem a igreja, a capelinha foi levada para a entrada da Rua de S. Bartolomeu. (Lapa )......
.
Obs: Estes apontamentos foram colhidos em:
Boletim C. da C. M. de Vila do Conde, historias do Comandante João dos Reis, e na Renovação.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Carioca transcreveu estes três
textos sobre a Capela de S. Sebastião, o que fez muito bem,
prestando assim mais um optimo serviço à comunidade vilacondense.
Aproveitando o ensejo, no próximo
Domingo 2 de Novembro, a missa das 10 horas da Igreja Matriz, será substituída pela dos Fieis e Defuntos, às 5 da tarde, na parte norte do Cemitério Municipal.
Caso as condições do tempo não permita, e tal como informa a Folha Paroquial, a cerimónia será na referida Capela de S. Sebastião.
Meditemos.

Cereja

José Cunha disse...

Obrigado Cereja, pela informação adicional.