05 dezembro, 2007

O TEMPO DE UM INSTANTE


Amanhã , dia 6 , o CARIOCA comemora um ano . Obrigado pelas vossas visitas , e , digo - vos , toda a pesquisa me tem enriquecido , e espero também que vos tenha ajudado .
Escolhi esta fotografia , porque foi com toda a certeza , a mais forte que tirei este ano , e assim deste modo , marcar a passagem do aniversário .
Claro que fiquei descontente , ... a ponte era secular , linda , da estima penso eu , da maioria dos vilacondenses , e não como aqui já foi dito num comentário , banhada a cimento , pois ela remontava aos princípios do betão armado . Era imensamente resistente , duraria o tempo que o homem quizesse , à semelhança dos arcos , fontes , e outros monumentos de interesse que Vila do Conde tem . Foi realmente num instante que ela foi derrubada , mas vai perdurar no tempo , em saudade e imagens .
Em Vila do Conde , também este ano , houve momentos extraordinários , sem dúvida o de maior destaque , os lindíssimos arranjos urbanísticos que acompanharam as obras do Metro .
E a nau ?! não consigo vos descrever quanta beleza eu encontro naquele quadro . Tenho a certeza , que todos os vilacondenses partilham da minha opinião .
Quanto ao "arranjo da pista", penso que do agrado de muitos de vós , e porque não posso questionar a obra de tão grande artista , resta - me emitir a minha opinião , Não Gosto !
Desabafo feito ,...vamos assim continuar a amar esta terra que nos viu crescer .

13 comentários:

Anónimo disse...

Gostava de o saudar por este belo espaço de exaltação das imagens que fazem a memória de Vila do Conde.
Quanto às suas opiniões, não posso estar mais de acordo:
- Foi um crime derrubar a ponte da Doca. Vila do Conda nada ficou a ganhar com a nova solução.
- A Nau que está nos antigos estaleiros é, talvez, a melhor intervenção que se fez no núcleo antigo nos últimos 30 anos.
- O arranjo da marginal assinado pelo Siza Vieira é feio e desenquadrado dos valores do património vilacondense.
Um abraço e parabéns!

Anónimo disse...

Parabéns , Zé , pelo excelente trabalho realizado durante este ano e por tudo aquilo que ainda tens para fazer . Atingiste aquilo que em linguagem aeronáutica se chama o "ponto de não retorno" , ou seja , és obrigado a continuar , quaisquer que sejam as circunstâncias . Vila do Conde assim o exige . Mas eu sei que vais continuar , por prazer .
A propósito da nau de que falas , gostaria que lhe fosse dado o nome de um piloto naval vilacondense , pois é sabido que , na maioria dos casos , os nomes que ficaram na História das Descobertas eram os dos chefes militares , que comandavam as expedições .
Quem se lembra dos pilotos , esses prodígios de intuição e conhecimento , que operavam verdadeiros "milagres" de navegação para se orientarem no imenso oceano ?
Tenho por eles mais admiração do que pelos astronautas do Space Shuttle .

Anónimo disse...

Queria agradecer como leitor o trabalho desenvolvido neste blog.
Tenho todo o prazer de o visitar diariamente, para ver o que era esta cidade e as transformações que nela se desenvolveram.
Quanto aos dois temas que aqui foram falados tenho esta opinião:

Marginal:

Muitas pessoas estão esquecidas que a obra esta inacabada, faltou fundos para fazer o espelho de agua, os cafes projectados etc...
No geral não esta feio, tem estacionamento e esta muito funcional. Quem temia acidentes...tem a resposta...0 acidentes graves...secahar a estrada estreita ate tem logica...

Ponte:

Não tinha segurança...
Não tinha condiçoes para pessoas deficeientes...
Não tinha o valor que muitos pintam...
Ate tinha piada...mas penso que esta esta muito mais enquadrada com o relogio de sol...

Esta é a minha opinião...

Obrigado e continue com o fantastico trabalho.

Anónimo disse...

Claro que o Zé Guedes, quando cá vem, nem sequer tem tempo para visitar todos os (muitos) amigos, pelo que se entende não conheça o nome das ruas.
Talvez a de Gaspar Manuel. Mas há mais pilotos vilacondenses homenageados na nossa toponímia.
Quanto à nau, ao que julgo saber, terá um nome que está no coração de todos: VILA DO CONDE.

Anónimo disse...

O Miguel Paiva gostou da Nau?
Algo ali deve estar errado...

Anónimo disse...

Agradeço ao leitor "anónimo" o comentário que fez à minha sugestão , mas o que eu pretendia era ver o nome de um piloto numa Nau , réplica daquelas que fizeram as descobertas . Ter o nome nas ruas é bom , mas existem dezenas de milhar de pessoas que já têm esse privilégio , pelo que o facto se tornou quase banal .
Sendo Vila do Conde uma terra de pescadores e marinheiros - que muitos pilotos terá gerado , no passado - a homenagem parecia-me mais do que adequada . Mas nada tenho a obstar ao nome proposto , "Vila do Conde" , seguramente mais abrangente .
Quanto aos (muitos) amigos que por aí vou tendo , considero-os como um património de valor inestimável , de que muito me orgulho . E suspeito que eles me perdoarão este "puxar a brasa para a minha sardinha" quando olho para os pilotos de antigamente com um pouco mais de admiração do que o faz a maioria das pessoas .
"Porque será ?" , perguntava o fantástico Jardel de há alguns anos atrás .

Anónimo disse...

É verdade "anonymous", considero que a Nau instalada junto ao Socorro é, talvez, a obra mais marcante dos últimos 30 anos na cidade de Vila do Conde. Ainda há algumas semanas escrevi n'O Primeiro de Janeiro as razões por defendo essa ideia.

Anónimo disse...

Os meus parabéns.Continue.
Atenção à Nau já que se o Miguel Paiva gosta dela deve estar a afundar ou a explodir.

Anónimo disse...

Por vezes o incrível acontece!
Então não é que ainda há quem anónimamente se diz desta terra, e venha defender autênticos actos de vandalismo como este da demolição
da centenária (vêr Acta da Câmara Municipal de 13 de Junho de 1904)Ponte da Doca?
E tudo isto depois de ter sido atempadamente alertado um Vereador da maioria e o próprio Presidente da Câmara, que confessaram a sua ignorância quanto à idade daquele
Ex-Libris de Vila do Conde, tão
fotografado e pintado por consagrados artistas como Carlos
Adriano, Domingos Alvarez, etc.
Exceptuando um indivíduo que tinha
interresses naquilo que se fez, é
a primeira vez que vejo alguém
defender tais monstruosidades como
a Ponte da Doca, o Escorrega Gigante, aquelas espécies de Aquários(ou Gaiolas?...) no Cais das Lavandeiras, etc.etc.
A não ser que estes Anónimos também estejam a «mamar» na têta...
E depois o dinheiro não chega para
tapar os buracos da Rua do Rancho da Praça, Saneamentos, e também, etc.,
Pronto, e parabéns ao Carioca da Vila por este seu Iº Aniversário,
com os votos de muitas e boas
traquinices em prol desta BELA ADORMECIDA que um dia parece ter
acordado «estremunhada»...
a) Cereja

Anónimo disse...

Esta foto de veras provocatória, leva-me a dizer qualquer coisa sobre aquilo que os Vilacondenses vão querendo e fazendo para o futuro da nossa terra.Á medida que vão sendo efectuadas obras de requalificação na zona histórica, estas,vão causando a médio prazo, um efeito prático, salvo poucas excepções,uma lenta mas progressiva desertificação das zonas intervencionadas.Não falarei sobre o tema que nos mostra a foto, pois esta é provocatória mas também chocante.Verifica-se facilmente nas ruas em causa,uma crescente perda de moradores,e das actividades comerciais, que não serão só por culpa dos centros comerciais,estes sim implantados com as devidas autorizações dos "sistemas",esses sim com culpas, mas tambem por causas que têm a ver com as referidas
.interveções, as quais baseadas em modernas teorias da salvaguarda do património,mais não têm conseguido do queretirar vida ás cidades. Vila do Conde é bem o exemplo disto.É nitida a diminuição de moradores, a diminuição de movimento,a decadencia do comercio.temos que olhar ao que foi feito por exemplo em Braga, ou ao que está a ser feito agora na vizinha Povoa,onde´sem complexos,estão a ser criadas condições para os automoveis.Sabemos bem que não podemos viver sem eles,portanto criem-se as condições devidas,não é acabando com todos os estacionamentos e com a colocação de pinos de inox nos passeios que se vai resolver o prblema,cria-se um problema mais grave que é a desertificação.De que nos servirá uma terra muito bonita,cheia de museus,muito apreciada pelos de fora se para nós ela está morrendo, não movimenta, não gera riqeza?
Meditem nisto.
Carlos Castro

Anónimo disse...

Quando o Sr. Carlos Castro diz requalificação não quereria dizer adulteração?
Quanto à fotografia chocante e provocatória, certo, mas não o é
mais do que aquilo que depois lá puseram, e para a posteridade.
E aquela Alameda que vai desde a «doquinha» até ao Tribunal, quando a fizeram não deveriam logo lá ter construído um grande Parque de Estacionamento subterrâneo, tal
como na ocasião sugeriram alguns
orgãos de informação, em vez de atulharem o local?
Hoje não teríamos a Anarquia que se vê com carros em cima de passeios e a marimbarem-se para as placas de estacionamento, com o
alheamento da polícia. De facto a Póvoa com o Parque de estacionamento em construção ao longo de toda a Avª Mousinho de
Albuquerque dão-nos uma grande lição.
AVC

Anónimo disse...

...ACREDITEM, SE QUISEREM...
Não! Não estamos novamente no
1º de Abril.
Por aquilo que lemos há dias, é de facto intenção de um sr. Arquitecto
que irá "renovar" a Zona Ribeirinha, entre o Socorro e os Assentos, derrubar aquele
"ex-Libris" da nossa terra, fotografado, pintado e repintado por tantos artistas, que é a
PONTE DA DOCA, o que quanto a nós,
caso tal venha a acontecer, nos
parece mais um grande disparate,
idêntico a tantos outros com que
de há anos a esta parte nos vão flagelando a alma.
Como nos dizem, será mesmo para
substituir por uma Ponte metálica
(talvez inox...) para melhor ligar com aquela bola perdida atrás da Torre?
Se ainda fosse para derrubar aquele "Escorrega Gigante" ali ao
lado, e que ninguém sabe para que
serve...até batíamos palmas.
Cada vez nos vem mais à memória
a História do Rei vai Nú.
Por favor, poupem-nos...e não
façam nada!
(in O MARINHEIRO DE VILA DO CONDE,
de Junho de 2003)

Anónimo disse...

E não convidaram o Cavaco para o Bota-Abaixo da Ponte?
Foi pena.