11 dezembro, 2007

Continuação .

O extrato do publicado ontem não faz jus ao trabalho de M.Nogueira . Porque de tão informativo que o é , vejo-me na obrigação de continuar a transcrevê-lo , e integralmente.
----------------------------------------------------------------------------------
Ao largar o poder o ministério progressista , após o ominoso ultimatum inglez de 11 de Janeiro de 1900 , estava a construção da ponte contractada com a Empreza Industrial Portugueza , de Lisboa , bem como estavam contractadas , mas não pagas , as expropriações tanto d´esta avenida como da Avenida da margem esquerda do Ave , denominada Mousinho d´Albuquerque .
Por isso, para que a obra fosse levada a effeito , teve de intervir o snr.Conselheiro Figueiredo de Faria , que ao dr. Júlio Graça succedeu n´aquelle cargo de deputado por este circulo , o qual com quanto no seu entender devesse ser a nova ponte em outro local , o que dependeria dos novos estudos que muito podiam protellar indifinidamente a realisação d´esse melhoramento , insistiu para que a obra se realizasse como estava determinado .
Foi morosa a construção da ponte metalica , mas ainda muito mais morosa foi a conclusão d´esta avenida para o acabamento completo da qual ainda ha expropriações a fazer , que muito convinha ao publico e ao aformoseamento da mesma se fizesse , e mal se compreenda a razão porque não estão feitas , não tendo sido exaggerados , e antes pelo contrário rasoaveis os preços pedidos em tempo pelos proprietários .
Para a abertura da mesma Avenida foram expropriadas todas as casas do lado do nascente da rua de Santo Amaro na parte antigamente denominada rua das Hortas e com excepção da primeira a contar do Campo da Feira , actual Praça Hintze Ribeiro , todas as casas do lado de poente da mesma rua , n´uma extensão parallela à das expropriadas do lado de nascente.
Desapareceu assim a velha , tortuosa e mal calçada rua das Hortas ou parte da rua de Santo Amaro e ainda o pavimento da Avenida não estava na devida altura , já novas edificações se levantavam d´um e outro lado d´ella , nos terrenos restantes das casas expropriadas.
Entre as artérias da parte antiga da villa , na qual as ruas são em geral espaçosas , destaca-se esta Avenida , pela regularidade das suas edificações concorrendo para a sua importancia o facto d´ella , a par d´uma parte da rua de D . Luiz I , ligar a feira do gado , que nos dias 3,12,20 e 27 de cada mez se realiza na Praça de S . João .
Estas feiras que são muito antigas , principalmente as dos dias 3,12 e 20 de cada mez cuja concorrencia tanto às d´estes dias como á do dia 27 tem sempre ido em augmento , são o mais importante ellemento de vida para Villa do Conde , e principalmente em gado bovino não ha outras no norte do paiz nas quaes as transacções sejam tão valiosas e avultadas.
Destacam-se pela maior concorrencia as do dia 20 de Janeiro e 3 de Agosto de cada anno.
Outr´ora, antes das supressões das ordens monasticas , quando no dia 12 d´Agosto a imagem de Santa Clara sahia em procissão da sua egreja para a matriz , afim d´ahi se lhe fazer a festa , e tornar a recolher á tarde desse mesmo dia também procissionalmente , a feira que se realisava era das mais concorridas , normalmente nos annos em que o convento de Santa Clara ,havia o abbadessado com os indispensaveis oiteiros , aos quais concorriam os mais apreciados poetas , para glosagem os motes dados pelas freiras.
Hontem , relizou-se a annunciada feira franca , e hoje e amanhã realiza-se nos referidos locaes feiras francas , adiccionadas com a exposição agrícola e pecuaria , a primeira promovida pelo concelho regional d´agricultura do districto , cujos profícuos resultados se não podem pôr em duvida , porque d´estes certamens , resultam sempre benefícios para a industria n´elle representada , e a industria agricola n´este concelho e nos limitrophes é realmente importante , esperando-se que todos os productores se compenetrem dos seus interreses para concorrerem como lhes cumpre a esta exposição , a qual a realisar-se n´esta villase deve ao nosso amigo , distincto clinico e abastado proprietario snr. dr. Domingos Antunes d´Azevedo , digno representante d´este concelho n´aquella corporacção regional do districto .
E a proposito da Avenida Conselheiro Campos Henriques , representada na nossa gravura , fallamos intencionalmente nas feiras francas , para as quais hoje se preparam condignas festas , certos que o leitor no desculpará esta digressão que bem ou mal nos pareceu vir a proposito .

M . Nogueira.

Commercio de Villa do Conde
4-8-1907.

Sem comentários: