15 setembro, 2007

A Escolinha

Sabem quem é o "Quico Casalinho" ?
É aquela cabecinha pequenina , à direita , na fila de trás , espreitando por cima do impecávelmente vestido Tó Pinto , nosso saudoso amigo .
Foi o "Quico" que me disponibilizou este fantástico tesouro que revela a turma da quarta classe da D. Conceição Minhava no ano de ...
Não vou dizer . Até custa a acreditar que o retrato não aconteceu apenas ontem ! ! !
Algumas daquelas caras são-me completamente familiares , isto para não falar dos "meninos" da fila da frente cuja vida se cruzou ( e cruza ) frequentemente com a minha , a saber :
- o Ni Sousa Pereira , em pose de Travassos , com madeixa loira e rebelde
- o Fernando Ramos , a "arreganhar" os dentes para ver se conseguia ser o melhor aluno da escola ( não conseguiu , foi para mim , o prémio !!! )
Mas revejo também aqueles que fui perdendo de vista , porque a vida nos mandou a cada um para seu lado :
- o Abel Lima , com imponentes colarinhos "à aviador"
- o Vieira da Costa , o Saavedra , o "Xádão" ( como raio é que isto se escreve ? ... ) , o Zéquinha , o "Arrobas " , o "Abel do Gás" , o outro "Xádão ( sem parentesco com o primeiro .. ), etc
Olho para a fotografia e recordo muitas horas de saudável "malandragem" no estaleiro , no "belandrone", na praia , e que invariávelmente acabavam com umas calças rotas e um raspanete da D. Elvira .
Mas era bom . Muito bom .
E lembro também a regra de ouro para jogar futebol , na rua : "se quiseres jogar co´a gente vais ter que tirar os sapatos " .
Nem mais , para haver igualdade .
- José Guedes , de passagem por Vila do Conde , em respeitosa homenagem à D. Conceição Minhava , minha professora e amiga .

Sem comentários: