20 dezembro, 2011




SÓ MAIS UM PORMENOR.


Não são frequentes fotos que retratem o lado sul da fábrica, e quando acontece, alguns pormenores ficam muito afastados, o que não se verifica nesta foto, e da qual também lhe faço uma ampliação, para que melhor se possa ver estas enormes rodas, que, estou em crer, mais não serviam do que para transmitir toda a força motriz, por elas obtidas, para depois ser transmitda a toda a maquinaria existente na fábrica.




4 comentários:

Anónimo disse...

Estas rodas faziam rodar um gerador de energia elétrica que por sua vez alimentava com energia elétrica quer a força motriz quer a iluminação.
A.Campos

José Cunha disse...

Obrigado A.Campos.

Anónimo disse...

Posso acrescentar que mais tarde a Companhia Rio Ave, fez um contrato com a Companhia Hidro-Eléctrica do Norte de Portugal (CHENOP), nacionalizada e integrada na EDP em 1975.
Nesse contrato a companhia colocaria de lado a sua própria geração e CHENOP, indemnizava a Companhia Rio Ave, sempre que a energia fosse interrompida por responsabilidade da parte da CHENOP.
A.Campos

A. Ramos disse...

As rodas que aparecem na foto eram turbinas que faziam movimentar um gerador eléctrico, que alimentava uns quantos motores de máquinas ligadas à fiação, menos de um terço das máquinas existentes na Fábrica Rio Ave, que dispunha de um posto de transformação de energia eléctrica, fornecida pela CHENOP.